O painel de abertura colocará em diálogo as relações público-privadas a partir das perspectivas de justiça, política e sociedade, refletindo sobre o cenário atual e apontando caminhos para um novo equilíbrio entre essas relações. Essas reflexões e apontamentos deverão percorrer o Congresso como um todo, contribuindo para ampliar a relevância e legitimidade do investimento social privado.

Local: Plenária – 1º andar

Átila Roque

Anistia Internacional

Historiador. É o atual diretor executivo da Anistia Internacional no Brasil. Possui extensa experiência com organizações da sociedade civil tanto no país como no exterior, tendo atuado na diretoria de organizações como IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) e INESC (Instituto de Estudos Socioeconômicos). Foi diretor executivo da ActionAid-USA, com sede em Washington. Também foi diretor da Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (ABONG) e um dos fundadores do Fórum Social Mundial.

Maria Alice Setubal

Fundação Tide Setubal

Maria Alice Setubal (Neca Setubal), socióloga, doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e mestre em Ciência Política pela USP (Universidade de São Paulo. Autora de diversos livros e artigos para revistas e jornais. Foi Coordenadora de Educação para América Latina e Caribe pelo Unicef. Atualmente é Presidente do Conselho de Administração do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) e da Fundação Tide Setubal.

Oscar Vilhena Vieira

FGV Direito

Oscar Vilhena Vieira é Diretor da FGV DIREITO SP, onde leciona nas áreas de Direito Constitucional, Direitos Humanos e Direito e Desenvolvimento. Possui Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), Mestrado em Direito pela Universidade de Columbia, Nova York (1995), Mestrado e Doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1991-1998) e Pós-doutorado pelo Centre for Brazilian Studies – St. Antonies College, Universidade de Oxford (2007). Foi Procurador do Estado em São Paulo, Diretor Executivo do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Crime (ILANUD), assim como fundador e Diretor da organização Conectas Direitos Humanos. É colunista do jornal Folha de São Paulo e membro de diversos conselhos de organizações da sociedade civil, entre os quais Instituto Pro Bono e Open Society Foundations (OSF). Na advocacia, tem se concentrado em casos de interesse público junto ao Supremo Tribunal Federal.

Ricardo Henriques

Instituto Unibanco

Ricardo Henriques, economista, é superintendente executivo do Instituto Unibanco. Foi Secretário Nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação e Secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento Social. No Rio de Janeiro foi Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e Presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos. É membro do Conselho de Administração do Instituto Internacional de Planejamento da Educação (IIEP) da UNESCO.

Patrocinadores

Platinum

Parceiro institucional

Parceiros de comunicação