O painel tratará, de maneira dinâmica e participativa, das diversas faces da presença de empreendimentos de mineração em territórios e das oportunidades de promover um desenvolvimento territorial mais sustentável. Em geral, as situações que se colocam a partir de contextos mineradores traduzem-se em problemas complexos cujas soluções são também complexas exigindo um olhar mais abrangente, complementar e sistêmico a partir do envolvimento multisetorial. Diálogo e transparência são aspectos fundamentais em dinâmicas de concertação e articulação de agendas coletivas que permitam a construção de bens públicos e levem ao desenvolvimento territorial verdadeiramente sustentável. Quais os riscos e oportunidades que se colocam cotidianamente e em contextos adversos? Onde as reflexões e ferramentas da responsabilidade social empresarial ainda podem contribuir nessas discussões? Os papéis e responsabilidades continuam os mesmos nos territórios em que há grandes empreendimentos? Quais são os desafios específicos do investimento social privado nestes contextos? Que soluções podem ser propostas a partir de novos arranjos? Diálogo aqui é apontado como caminho e transparência é elemento fundamental.

Local: sala azul – 1º andar

Adriana Ramos

Instituto Socioambiental

Adriana Ramos é coordenadora do Programa de Política e Direito Socioambiental do Instituto Socioambiental (ISA), organização não governamental brasileira. Coordena o grupo de trabalho de florestas do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS), é membro da Direção Executiva da Associação Brasileira de ONGs (ABONG) e é representante da sociedade civil no Comitê Orientador do Fundo Amazônia (COFA).

Bruno Gomes

Agenda Pública

Bruno Gomes é diretor de projetos na Agenda Pública, uma organização que trabalha pelo fortalecimento da gestão pública e da participação social, principalmente em municípios impactados por grandes empreendimentos. Sociólogo pela Universidade Paris 5 – Sorbonne e mestre em geopolítica (Paris 8 – Instituto Francês de Geopolítica), tem dez anos de experiência de em gestão de projetos, pesquisa e diagnósticos socioeconômicos, no Brasil e no exterior. Bruno também atua como coordenador do “Grupo de Diálogo: Mineração, democracia e desenvolvimento sustentável” e representa esse espaço em reuniões do Grupo de Diálogo Latino-Americano.

Edson Mello

Ministério de Minas e Energia

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ (1981); mestrado em Geologia Econômica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1991); e doutorado em Geociências na área de Metalogênese, pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2000), com permanência de nove meses na University of Western Australia – UWA, Perth, Australia. É professor Associado II da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atualmente está cedido para a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério das Minas e Energia, onde ocupa o Cargo de Diretor de Desenvolvimento Sustentável na Mineração. Tem experiência em Geologia Econômica, atuando principalmente nas áreas de Geologia econômica e Desenvolvimento Sustentável na Mineração.

Fabio Abdala

Alcoa

Fabio Abdala é brasileiro, cientista político, doutor em relações internacionais. Experiência profissional de 20 anos nos setores privado, público, terceiro setor e academia. Atualmente é Gerente Regional de Sustentabilidade da Alcoa para a América Latina e Caribe. Está na Alcoa desde 2007, quando assumiu a coordenação do programa Juruti Sustentável. Foi Secretário Executivo da rede social Grupo de Trabalho Amazônico (GTA). Atuou como gestor público no Governo do Amapá e no Ministério do Meio Ambiente. Lecionou como professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Pará, e foi pesquisador visitante no Tropical Conservation and Development Program (University of Florida at Gainesville, EUA) e no Centre Internationale pour la Recherche Agricole (ICRA, França). É fellow do Earthwatch Institute e do Leadership for Environment and Development (LEAD).

Mitzy Canessa

Grupo de Diálogo Latinoamericano

Mitzy Canessa, chilena, socióloga. Consultora e Facilitadora de processos de diálogo. Com mais de 18 anos de experiência em temáticas socioambientais, tem desenhado e implementado processos de diálogos multi-ator entre empresa, comunidade, sociedade civil e estado. Nos últimos oito anos tem se concentrado na indústria mineira e energética, com conhecimento nas realidades locais, nacionais e latino-americanas. Atualmente está a cargo da Secretaria Técnica do Grupo de Diálogo Latinoamericano (GDL www.dialogolatinoamericano.org).

Oscar Fergutz

Fundación Avina

Nascido e criado em Curitiba, formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná em 1987. Depois de projetar e materializar mundos novos mais estéticos e funcionais, aprender e ensinar as pessoas a se aproximarem de outras culturas através dos idiomas, se envolveu com as organizações sociais locais e foi membro fundador do Centro de Ação Voluntária de Curitiba. Começou a trabalhar na Fundación Avina em 2002 e, desde então, vem trabalhando em temas diversos, como educação, equidade, conservação da natureza, responsabilidade social empresarial, inclusão produtiva, desenvolvimento territorial e gestão de recursos naturais. Atualmente, contribui com as equipes de Cidades Sustentáveis e de Alianças Estratégicas.

Patrocinadores

Platinum

Parceiro institucional

Parceiros de comunicação