Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram lançados em setembro de 2015 pela ONU como agenda global para dar continuidade e profundidade sistêmica aos desafios propostos pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A implementação desses objetivos nos municípios demonstrou-se extremamente desafiadora e importante, uma vez que são necessários arranjos multisetoriais e compromisso local para garantir sua efetividade e foco em resultados e impacto.

Este painel discutirá os ODS como oportunidade para a construção e fortalecimento de agendas comuns nos municípios, empreendendo visão sistêmica para a sua execução que necessitará de arranjos multisetoriais de implementação. O que são, como devem ser e quais os objetivos desses arranjos? Qual o papel dos diversos atores nesses arranjos? Quais os modelos de implementação? Que tipo de articulação precisa ocorrer entre atores diversos no sentido de orientar ações que compõem essa agenda comum? Como desenvolver e estimular políticas indutoras dessa agenda? Que espaços de diálogo e discussão precisam existir para que tal agenda esteja ancorada em uma visão sistêmica? Essas e mais questões serão apresentadas e discutidas, contando com a participação dos diversos setores necessários para se pensar tais arranjos de implementação.

Local: sala azul – 1º andar

 

Apresentações:

Apresentação_Vladimir Azevedo

Francisco Gaetani

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

Francisco Gaetani é Doutor em Administração Pública pela London School of Economics and Political Science (LSE), Mestre em Administração Pública e Políticas Públicas também pela LSE e com graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. É Secretário-Executivo do Ministério do Meio Ambiente. Dedicou-se à Administração Pública, onde ocupou postos tais como: Secretário-Executivo Adjunto do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG, Secretário de Gestão da Secretaria de Gestão – MPOG, Diretor de Formação da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, Diretor da Escola de Governo de Minas Gerais/Fundação João Pinheiro, Assessor de Planejamento Acadêmico da UFMG, Gerente de Projetos da Fundação João Pinheiro, entre outros. Foi assessor do Representante Residente e Embaixador da ONU no Brasil, Coordenador Geral do Programa do PNUD no Brasil.

Oded Grajew

Rede Nossa São Paulo

Coordenador geral do Programa Cidades Sustentáveis, Fundador e coordenador geral da Rede Nossa São Paulo, Presidente emérito e integrante do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos, sócio-fundador do movimento Todos pela Educação, idealizador do Fórum Social Mundial, membro-fundador do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE), fundador e ex-presidente da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

Sérgio Andrade

Agenda Pública

Diretor Executivo da Agenda Pública e da Escola de Políticas Públicas. Mestrado em Gestão e Políticas Públicas (FGV/EAESP). Cientista Social pela USP, especialista em Negociações Internacionais pela UNESP. Possui 15 anos de experiência na área governamental e no setor privado, incluindo trabalhos para organizações como Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República; Secretaria Geral da Presidência; Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento; Controladoria Geral da União; Ministério de Minas e Energia; Secretaria do Tesouro Nacional; Ministério da Educação; Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; Embaixada do Reino Unido; Frente Nacional de Prefeitos (FNP), além de várias prefeituras em todo o país. Foi eleito Empreendedor Social de 2015 (Folha de São Paulo) e Empreendedor Social da América Latina de 2016 (Schwab Foundation/ World Economic Forum).

Vera Masagão

Associação Brasileira de Ongs (Abong)

Vera Masagão Ribeiro é Coordenadora Geral da ONG Ação Educativa, que promove direitos educacionais e culturais da juventude. Nos últimos seis anos, participou da direção nacional da Abong – onde envolveu-se em diversas iniciativas visando criar um ambiente favorável para a atuação das Organizações da Sociedade Civil no Brasil. Abong e Ação Educativa acompanham a formulação e implementação no Brasil dos ODS, priorizando a participação social e a conquista de mecanismos inovadores para financiar o desenvolvimento sustentável.

Vladimir Azevedo

Prefeitura Municipal Divinópolis -- MG

O prefeito do município de Divinópolis (Minas Gerais – Brasil), VLADIMIR DE FARIA AZEVEDO, 44 anos, casado com Janaina Marra, pai de Emanuel.Éeconomista pela Universidade de Itaúna – MG,músico,pós-graduado em Administração de Sistema Público Municipal, pela Faculdade de Estudos Administrativos – FEAD-BH; e pós-graduando em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas-FGV. Professor titular da Cadeira de Gestão Pública nas Faculdades Integradas do Oeste de Minas – FADOM, em 2006 e de Liderança e Gestão de Conflitos do MBA na Faculdade Pitágoras – 2009. Foi Secretário Municipal de Administração da Prefeitura de Divinópolis no período de 1997-2000; Vereador na cidade de 2001 a 2008- Presidente da Câmara em 2005; Fundador e presidente da Associação de Câmaras Municipais do Centro-Oeste de Minas; Vice-Presidente Nacional da Associação Brasileira de Câmaras Municipais-ABRACAM, onde atuou na idealização, coordenação e proferiu palestras por todo o Brasil no projeto “Qualificando os vereadores para o novo mandato.”

Primeiro prefeito reeleito da história de Divinópolis, mandatos 2009-2012 e 2013-2016, sempre dedicou atuação no movimento municipalista regional e nacional, onde foi Presidente da Associação Regional de Municípios do Vale do Itapecerica–AMVI, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Itapecerica – CISVI 2011-2016; e do consorcio de urgência e emergência CISURGE/OESTE, que implanta o SAMU nas 54 cidades da macro oeste de Minas; membro da diretoria da Associação Mineira de Municípios-2011-2016; presidente da Frente Mineira de Prefeitos – FMP de 2011 a 2015; vice-presidente de gestão publica da Frente Nacional de Prefeitos – FNP 2011-2016, onde coordena e participa de varias missões nacionais e internacionais como o EMDS e a representação nos anos de 2014 e 2015, em Barcelona (Espanha), no Smart City Expo & World Congress, um dos principais eventos mundiais sobre cidades inteligentes.

Participou ainda das seguintes missões diplomáticas:

Em novembro 2010, visita o Peru na condição de Prefeito Empreendedor, prêmio lhe conferido duas vezes pelo SEBRAE-MG; fluente em inglês, em março de 2011, esteve na Inglaterra a convite do Governo Britânico para conhecer sistema de resíduos sólidos. Em Outubro de 2011, esteve em Hong Kong e na China em missão organizada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG.

Patrocinadores

Platinum

Parceiro institucional

Parceiros de comunicação