Entre o público e o privado: dilemas do alinhamento entre o investimento social e o negócio
Neste painel serão discutidas as possibilidades de alinhamento entre investimento social privado e negócio que vêm sendo consideradas e experimentadas por institutos, fundações e respectivas empresas mantenedoras. Os estudos hoje existentes sobre o tema do alinhamento têm revelado a presença de distintas perspectivas e caminhos, assim como também diferentes percepções sobre o papel e a relevância do investimento social privado. Quais são as oportunidades de influência estratégica recíproca que emergem dessa aproximação? Quais as suas implicações sobre o sentido público do investimento social privado? De que modo o alinhamento amplia as possibilidades de uma atuação empresarial com sentido público? Como o diálogo entre investimento social privado e responsabilidade social empresarial vem se desenvolvendo e quais são os desafios de governança que surgem desse contexto? O painel abrirá espaço para a reflexão sobre os achados dos recentes estudos sobre o tema e para a discussão com investidores sociais que têm vivenciado na prática os dilemas trazidos por essa agenda.
Local: sala verde – 1º andar
Aron Belinky
FGVCes
Coordenador do Programa Desempenho e Transparência do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (GVces), responsável pelo Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBOVESPA (ISE) e outras iniciativas para apoiar a alocação de capital e as práticas gerenciais alinhadas ao desenvolvimento sustentável e às diretrizes globais para sustentabilidade, por meio de instrumentos econômicos, de gestão e de governança, pública e privada.
Daniela Redondo
Instituto Coca-Cola
Daniela Redondo é Diretora Executiva do Instituto Coca-Cola Brasil, especializada em impacto social de larga escala através de programas para empoderamento e geração de renda da população de baixa renda. Já atuou como franqueada da Experimento Intercâmbio Cultural, pioneira no Brasil no segmento, e atuou como Gerente Administrativo-Financeira e de Planejamento das Cervejarias Devassa e Eisenbahn (Grupo Schincariol). Bacharel em Administração de Empresas pela Imes-SP, possui MBA pela Coppead-UFRJ e é pós-graduada em Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela FGV e em Liderança e Competências de Gestão pela Universidade de Colorado (EUA). Atualmente cursa MBA em Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável na FGV.
Eduardo Saron
Itaú Cultural
Eduardo Saron – Gestor Cultural há 15 anos atuando no Itaú Cultural.
Também é Secretário Geral da Associação Nacional de Entidades Culturais não Lucrativas (ANEC), Conselheiro da Fundação Bienal, Conselheiro do MASP e Membro do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do MINC.
Giuliana Ortega
Instituto C&A
Giuliana Ortega é formada em administração de empresas pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), pós-graduada em gestão de governança global pelo Inwent/German Development Institute (Alemanha) e mestranda em sustentabilidade e responsabilidade social pela Ashridge Business School (Inglaterra). Giuliana atua na área de responsabilidade social empresarial e sustentabilidade desde 2002, tendo passado por organizações como a empresa Natura e o Instituto Ethos. Na C&A desde 2010, Giuliana esteve à frente das áreas de auditoria em fornecedores e sustentabilidade até 2015, quando assumiu a diretoria-executiva do Instituto C&A.
Rafael Gioielli
Instituto Votoramtim
Rafael Gioielli é gerente geral do Instituto Votorantim. Bacharel, Mestre e Doutor pela Escola de Comunicação e Artes da USP, atua no campo da Responsabilidade Social Corporativa e Investimento Social Privado há mais de 10 anos. Foi gerente de marketing da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura e Gerente de planejamento da EdelmanSignifica.
Rafael Oliva
Consutor independente
Rafael Oliva, consultor e pesquisador, é graduado e mestre em Economia pelo Instituto de Economia da Unicamp e doutor em Administração Pública e Governo pela EAESP-FGV.