A educação integral tem se mostrado um caminho produtivo para o desenvolvimento social, recebendo atenção crescente de iniciativas de investimento social privado. A partir da experiência do Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental, desenvolvido pelo Instituto Alcoa e a Evoluir em 30 escolas públicas de seis localidades no Brasil, avaliou-se que o investimento contribuiu para o protagonismo das escolas na realização de projetos de intervenção comunitária e mobilização de professores, gestores, alunos, famílias e moradores no processo de desenvolvimento social comunitário.

Esse encontro se propõe a criar um ambiente colaborativo entre organizações que realizam esse investimento, compartilhar os aprendizados da prática dos participantes e construir coletivamente apontamentos sobre as condições que favorecem que o investimento social em educação pública cause transformações sustentáveis nas comunidades envolvidas.

Ao final do encontro, é esperado que os participantes:
1) Tenham mais clareza dos fatores e caminhos que contribuem para que iniciativas de investimento social em educação integral sejam mais sustentáveis e impactantes;
2) expandam seu repertório de experiências que compartilham objetivos em comum
3)criem uma conexão entre si, favorecendo a continuidade da troca de aprendizados.

O encontro será sediado pelo Instituto Alcoa e facilitado pelos seguintes integrantes

Equipe Evoluir:
– Fernando Monteiro: Doutor em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Aprendizagem Social e Gestão de Recursos Naturais. É sócio-fundador da Evoluir, Educação para Sustentabilidade, onde atua no desenho, coordenação e facilitação de programas de formação em sustentabilidade.
– Muriel Duarte: Psicóloga formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), pós-graduada em Sustentabilidade Integral. Atua como educadora e coordenadora de projetos socioambientais na Evoluir; também é facilitadora gráfica, desenvolve processos criativos para o desenvolvimento integral de crianças e adultos.

Alcoa:
– Fabio Abdala é brasileiro, cientista político, doutor em relações internacionais. Experiência profissional de 20 anos nos setores privado, público, terceiro setor e academia. Atualmente é Gerente Regional de Sustentabilidade da Alcoa, onde atua desde desde 2007. Foi Secretário Executivo da rede social Grupo de Trabalho Amazônico (GTA). Atuou como gestor público no Governo do Amapá e no Ministério do Meio Ambiente. Lecionou como professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Pará, e foi pesquisador visitante no Tropical Conservation and Development Program (University of Florida at Gainesville, EUA) e no Centre Internationale pour la Recherche Agricole (ICRA, França). É fellow do Earthwatch Institute e do Leadership for Environment and Development (LEAD).
– Monica Renata Espadaro é brasileira, bacharel em Administração de Empresas, graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 2002, e Especialista em Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, pela Universidade de Campinas – UNICAMP, em 2011. Ocupa a posição de Gerente de Projetos Comunitários do Instituto Alcoa, sendo gestora do Programa de Apoio a Projetos Locais e do Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental. Foi também responsável pelos programas de voluntariado BRAVO! e Miniempresa, que estimula o empreendedorismo em jovens estudantes do ensino médio. Responsável pelo orçamento anual e pela ferramenta de gestão de relacionamento com stakeholders, bem como pelo Sistema de Gestão de Projetos

Dia 29/03/2016
Horário 09h00
Organização Instituto Alcoa



Público-alvo Gestores e educadores de organizações que realizam o investimento social em educação pública e compartilham o desejo de gerar transformações comunitárias sustentáveis a partir desse investimento.
Local Fundação Getúlio Vargas - Unidade Berrini Av. das Nações Unidas, 12.495 - Anexo 1 - 2º andar - Sala 103 Bairro: Brooklin
Inscrição

Envie um e-mail para: [email protected]

Patrocinadores

Platinum

Parceiro institucional

Parceiros de comunicação