O Congresso GIFE é o principal encontro sobre investimento social do Brasil, realizado desde 2000 a cada dois anos. O evento reúne as principais lideranças de investidores sociais do país, além de dirigentes de organizações da sociedade civil, acadêmicos, consultores e representantes de governos, proporcionando um espaço para aprendizado, relacionamento e troca de experiências.
Em 2016, o Congresso GIFE acontecerá do dia 30 de março a 01 de abril, na Fecomercio em São Paulo, cidade onde se concentra a maior parte dos investidores sociais do Brasil. A escolha da capital paulista como sede do próximo encontro marca a intenção do GIFE em ampliar a participação de lideranças nacionais e internacionais. Entre programação oficial e atividades abertas, a 9ª edição do Congresso GIFE pretende reunir 1.500 pessoas interessadas em discutir as principais questões colocadas hoje ao investimento social brasileiro.
O 9º Congresso GIFE pretende colocar em discussão o sentido público do investimento social privado.
A relação entre público e privado está no cerne do conceito de investimento social privado: o uso de recursos privados para ações de interesse público. No entanto, com o desenvolvimento e diversificação das estratégias de investimento, a relação entre essas duas dimensões tem encontrado diferentes composições: parcerias com o poder público em arranjos inspirados nas PPPs, a busca de geração de impacto social por meio do alinhamento com a empresa, parcerias de co-investimento, negócios de impacto social e outras maneiras de articular recursos e atores, públicos e privados, para a produção de bens comuns. Ao mesmo tempo em que o potencial e oportunidades são grandes, os riscos e tensões da apropriação do público pelo privado se fazem presentes — seja na sua forma efetiva, potencial ou na percepção pública.
Nos debates sobre as grandes questões nacionais, a influência do privado sobre o público tem sido identificada como uma das questões-chave para a reforma política e para a construção de relações éticas e transparentes entre essas duas esferas. Nesse sentido, há oportunidades de avanços em mudanças regulatórias, iniciativas de autorregulação e nos esforços de controle social sobre o Estado e as políticas públicas.
Ao reconhecer que institutos e fundações podem exercer influência sobre atores públicos e privados, seu potencial de contribuição vai além dos projetos e programas a que se dedicam.
O 9º Congresso GIFE irá problematizar as relações contemporâneas entre público e privado a partir da atuação dos institutos, fundações e empresas envolvidos com o campo do investimento social.