Ementa

12° CONGRESSO GIFE - DESAFIANDO ESTRUTURAS DE DESIGUALDADES

Alcançados 35 anos da promulgação da Constituição de 1988, que em seu Artigo 5º apregoa os direitos e garantias fundamentais a indivíduos e à sociedade em geral, num percurso que também enseja a reconstrução e consolidação da democracia almejada pela sociedade brasileira, chegamos à 12ª edição do Congresso GIFE.  

Muito do que nossa “Constituição Cidadã” buscava assegurar jamais pôde ser usufruído pela maior parte da população brasileira. Há muito conhecido pelas brutais desigualdades reproduzidas em seu convívio social, o país experimentou nos últimos anos um aprofundamento dessa situação sob diferentes prismas: a volta da miséria, com 33 milhões de brasileiros sem ter o que comer; no racismo estrutural que perfura transversalmente todos os aspectos da nossa coletividade e obstrui a população negra de exercitar os mesmos direitos das pessoas brancas; no machismo que assola a liberdade e autonomia de meninas e mulheres e na homofobia do país que mais mata a população LGBTQIA+ no mundo; na paulatina retirada de direitos que só faz aumentar a desproteção dos povos indígenas; nos efeitos das mudanças climáticas, que desarranjam o regime de chuvas ocasionando inundações e estiagens mais severas que impactam principalmente aqueles e aquelas mais expostos a situações de vulnerabilidade.

Todo esse cenário também não deixa de implicar suscetibilidades da democracia que buscamos edificar, cujos pilares republicanos nunca foram tão questionados – até atacados –, no Brasil e no mundo, como nesses tempos. Mas que para ser cultivada e fortalecida, dia após dia, no decurso do tempo, também depende das condições de fruição de cidadania pelos brasileiros e brasileiras, que, contudo, aquele cenário acaba por alijá-los de participar da vida cívica do país.

O GIFE reconhece e acredita nas potencialidades do Investimento Social Privado em contribuir com uma efetiva transformação social no país. A enorme mobilização vista durante a pandemia da Covid-19 por empresas, institutos/fundações e ONGs constituiu propriamente a atuação de uma sociedade civil organizada que foi muito além de suas capacidades ao buscarem prover alternativas, como pudessem, à crise sanitária imposta a todos e todas. Com o amplo engajamento de variados setores da sociedade, cientes do papel que têm ante à promoção do bem comum, certamente foi possível conter uma catástrofe humanitária ainda maior. E com o advento da ciência e da vacina, agora em condições de plenamente projetar a superação do cenário pandêmico no país.

É à luz de todo esse contexto que o GIFE convida o setor a refletir como vimos atuando de modo a enfrentar estas e outras questões no 12º Congresso GIFE – Desafiando Estruturas de Desigualdades, a ser realizado de 12 a 14 de abril de 2023 em São Paulo/SP, retomando o formato presencial e a reavivando, assim, a arte do encontro e as possibilidades que dele derivam.