A Vila Itororó começou a ser construída no início do século XX. Há décadas, ela coloca em disputa concepções divergentes de cidade, cultura e público. Tombada por seu valor como patrimônio, a Vila foi decretada de utilidade pública, desapropriada e a maior parte da população que ali morava foi realojada em habitações sociais da região central. O projeto Vila Itororó Canteiro Aberto funciona no meio das obras de restauro e pretende ser um lugar de redefinição e experimentação coletiva do futuro daquele espaço.

Com sua arquitetura sem arquiteto, seu estilo eclético, e suas diversas ondas de moradores, a Vila Itororó conta múltiplas histórias e traz a tona narrativas, muitas vezes esmagadas, de uma São Paulo popular e misturada – socialmente e culturalmente. Um dos principais desafios do projeto de restauro é conseguir contar essa história sem as representar, ou seja, sem as transformar em algo distante e engessado, mas as articulando com as urgências contemporâneas pelas quais a cidade passa.

Acolher a peça Cidade Vudu é uma maneira de criar fricções entre as múltiplas histórias da Vila Itororó e os movimentos migratórios contemporâneos. Esses movimentos estão mudando as feições da cidade. Porém, imigrantes e refugiados são silenciados e suas lutas diárias tornadas invisíveis. Dando voz aos próprios refugiados haitianos, Cidade Vudu traz essas questões para as luzes do palco, ao invés de representar a vida dessa população recém-chegada. Lembramos, assim, das tantas camadas, muitas vezes violentas e apagadas, que constituem a base da formação de São Paulo de Piratininga.

Criação: Teatro de Narradores
Dramaturgia e encenação: José Fernando de Azevedo
Atores: Renan Tenca Trindade, Teth Maiello
Atores convidados: Joel Aurilien, Junior Odnel Barthelemy, Patrick Dieudonne, Roselaure Jeanty
Músicos em cena: Helio Flanders, Dumoulin Louis Edvard, Wilken Pierre Louis
*Ficha técnica completa no site: www.teatrodenarradores.com.br

Dia 31/03/2016
Horário 19h30
Organização Teatro de Narradores, Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, MIT/SP – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo
Vila Itororó


Público-alvo Interesse em teatro, cinema, música e história de refugiados
Local Vila Itororó | Canteiro Aberto - Rua Pedroso, 238 (metrô São Joaquim) - São Paulo/SP
Inscrição

Entrada gratuita (retirada de ingresso 1h antes do início do espetáculo). Lotação: 50 pessoas. *Em caso de chuva a peça será cancelada

Patrocinadores

Platinum

Parceiro institucional

Parceiros de comunicação