Palestrantes

Adriana Ramos

Instituto Socioambiental

Adriana Ramos é coordenadora do Programa de Política e Direito Socioambiental do Instituto Socioambiental (ISA), organização não governamental brasileira. Coordena o grupo de trabalho de florestas do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS), é membro da Direção Executiva da Associação Brasileira de ONGs (ABONG) e é representante da sociedade civil no Comitê Orientador do Fundo Amazônia (COFA).

Airton Grazzioli

Curadoria de Fundações do Estado de São Paulo

Airton Grazzioli, Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da USP. Especialista em Direitos Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo. Mestre em Direito Civil pela PUC-SP. Membro do Ministério Público do Estado de São Paulo. Promotor de Justiça. Curador de Fundações de São Paulo. Vice-Presidente da Associação Nacional dos Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social – PROFIS. Autor das obras “Fundações Privadas: Doutrina e Prática”, em parceria com o Dr. Edson José Rafael e “Fundações Privadas: Das Relações de Poder à Responsabilidade dos Dirigentes”.

Alexandre Schneider

Instituto Arapyaú

Responsável pelos programas Inovação na Política e Cidades e Territórios do Instituto Arapyaú, Alexandre Schneider é mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas e pesquisador do Centro de Economia e Política do Setor Público da mesma escola. Foi chefe de gabinete das Secretarias de Transportes e de Segurança Pública do Estado de São Paulo (governo Mário Covas), onde liderou as equipes que desenvolveram e implantaram a Delegacia Eletrônica e o Infocrim. Foi gerente de políticas públicas da Fundação Abrinq, secretário adjunto de Governo e secretário de Educação do município de São Paulo (2006/2012). Como secretário, reestruturou a carreira do magistério, implantou o currículo e o sistema de avaliação externa, ampliou o tempo dos alunos do Ensino Fundamental na escola de 4 para 5 horas diárias, criou 300 mil vagas em atividades no contraturno escolar, multiplicou por 3,5 o número de matrículas em creches e implantou políticas de educação inclusiva e de sustentabilidade na rede municipal.

Ana Carolina Evangelista

Avina

Ana Carolina é formada em relações internacionais e mestre em relações internacionais (PUCC-SP) e gestão pública (FGV-SP). Sempre atuou no campo das políticas públicas locais e de participação social, em organizações governamentais e não governamentais. Desde 2010 é gerente de programas da Fundación Avina, com foco no acompanhamento de iniciativas de inovação política na América Latina.

Ana Carolina Velasco

GIFE

Ana Carolina Velasco é Gerente de Relacionamento e Articulação do GIFE e lidera a iniciativa das redes temáticas.
Formada em administração hoteleira, pós graduada em Marketing e cursando Máster em Sustentabilidade pela FGV.
Trabalhou na área de vendas e marketing de empresas do setor hoteleiro, na área de responsabilidade social da UNICA – União da agroindústria canavieira de São Paulo e Instituto Gesc – Gestão para entidades da sociedade civil. Participou da fundação e foi conselheira da ABRAPS – Associação brasileira dos profissionais de sustentabilidade e é jurada de vários prêmios em Investimento Social Privado.

Ana Toni

Instituto Clima e Sociedade

Sócia-fundadora do GIP, Ana Toni é diretora executiva do Instituto Clima e Sociedade (ICS). Foi diretora da Fundação Ford no Brasil de 2003 a 2011, tendo gerenciado nesse período uma equipe e um portfolio de doações nas áreas de direitos humanos, desenvolvimento sustentável, discriminação racial e ética, democratização midiática. Ana foi Presidente do Conselho do Greenpeace Brasil de 2000 a 2003 e atualmente é Presidente do Conselho do Greenpeace Internacional. Além de ter sido membro do conselho do GIFE, Ana é atualmente membra do conselho editorial do Le Monde Diplomatique Brasil, do conselho do Fundo Baobá por Igualdade Racial e recentemente foi convidada para participar do Conselho do Wikimedia Foundation. Ana é também integrante da Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade. Ana é formada em Economia e Estudos Sociais na Universidade de Swansea, mestre em Políticas da Economia Mundial pela London School of Economics and Political Sciences,e doutoranda em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Andre Degenszajn

GIFE

Andre Degenszajn é Secretário-Geral do GIFE. É bacharel e mestre em relações internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi professor de relações internacionais na Faculdade Santa Marcelina entre 2007 e 2011. Foi fundador e atualmente integra o Conselho Diretor da Conectas Direitos Humanos. É membro do Conselho Diretor da WINGS – Worldwide Initiatives for Grantmaker Support e do Conselho do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. É membro do Conselho Diretor da Oxfam Brasil e integra a Força-Tarefa de Finanças Sociais, iniciativa que busca fortalecer o campo de negócios de impacto social no Brasil.

Andreia Rabetim

Fundação Vale

Administradora, Master em Marketing pelo IBMEC Business School, Diplomada em Gestão para a Sustentabilidade, pela Universidade de Lueneburg. Atualmente é Gerente de Relações Intersetoriais da Fundação Vale. Possui experiência em articulação e parcerias intersetoriais e captação de recursos para investimentos sociais, atuando há mais de 20 anos no terceiro setor. Realizou cooperação internacional em melhores práticas de desenvolvimento territorial junto ao Instituto Regionale Ricerca, na Itália, e melhores práticas coorporativas sobre diversidade e equidade de gênero na White Ribbon Campaign, no Canadá. Atualmente, é uma das lideres do grupo de estudos que debate a integração do investimento social privado voluntário com o fortalecimento de políticas públicas, instituído pelo GIFE – Grupo de Institutos e Fundações e Empresas. É  fellow e coaching do Global Women in Management– GWIN, CEDPA – Centre for Development and Population Activities / Plan Internacional USA.

Andres Thompson

Rede de Fundos Independentes para a Justiça Social

Coordenador Executivo da Rede de Fundos Independentes para a Justiça Social. Possui uma larga experiência internacional no campo da filantropia. Ocupou a posição de Diretor de Programas para América Latina e Caribe, na Fundação Kellogg (1994 a 2010).
É fellow do Centro para o Estudo da Filantropia e Sociedade Civil (CUNY) e do Instituto Synergos (New York) e tem publicado extensivamente sobre a filantropia, sociedade civil e desenvolvimento social.
Também coordena o projeto- ELLAS-Mujeres y Filantropía no CEDES (Argentina) e é membro ativo do Fondo Región Colonia (Uruguai).

Anna Peliano

Comunitas

Anna Maria Tibúrcio Medeiros Peliano, é socióloga e pós-graduada em Política Social pela UnB. Foi Técnica de Pesquisa e Planejamento do IPEA de 1975 a 2013, elaborou e publicou vários trabalhos na área social tendo como foco a formulação e avaliação de políticas públicas, especialmente na área de combate à fome e à pobreza. Dentre as inúmeras funções exercidas destacam-se as seguintes: Coordenadora do Programa de Estudos da Fome da UNB (1987-1992); Secretária-Executiva da Comunidade Solidária (1995-1998); Diretora de Política Social do IPEA (nos períodos de 1992-1994 e de 2003-2007); e, Coordenadora de Estudos de Responsabilidade Social do IPEA (2008-Abril de 2012). Atualmente coordena a Pesquisa Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC) conduzida pela COMUNITAS e participa, como bolsista do Ipea, do projeto “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”. É membro do Grupo de Pesquisa de Nutrição e Pobreza do Instituto de Estudos Avançados – IEA da Universidade de São Paulo/USP.

Anna Penido

Inspirare

Diretora do Inspirare. Jornalista formada pela UFBA, com especialização em Direitos Humanos pela Universidade de Columbia e em Gestão Social para o Desenvolvimento pela UFBA. Em 2011, participou do programa Advanced Leadership Initiative da Universidade de Harvard. Trabalhou como repórter para o jornal Correio da Bahia e para as revistas Veja Bahia e Vogue. Integrou as equipes da Fundação Odebrecht e do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia. Fundou e dirigiu a CIPÓ – Comunicação Interativa. Coordenou o escritório do UNICEF para os Estados de São Paulo e Minas Gerais. É fellow Ashoka Empreendedores Sociais.

Antonio Luiz de Paula e Silva

Instituto Fonte

Trabalha com organizações da sociedade civil e desenvolvimento social no Brasil desde 1989. Tornou-se um profissional que trabalha com desenvolvimento, facilitador, com conhecimento profundo em três áreas: aprendizagem, planejamento e governança. Trabalha ativamente no apoio ao desenvolvimento de iniciativas sociais, em consultoria, coaching e formação. É associado do Instituto Fonte, fellow da Ashoka Empreendedores Sociais e professor na pós-graduação de três instituições de ensino em Bauru: SENAC, Instituição Toledo de Ensino e Universidade do Sagrado Coração. É membro do conselho consultivo da Move Social e foi membro do Conselho de Pais da Viver Escola Waldorf de Bauru, da Associação de Pedagogia Social de Base Antroposófica no Brasil, do Conselho do Instituto Geração, da Escola Waldorf Rumo do Girassol, da Diretoria do Centro Paulus de Estudos Goetheanísticos, do Conselho do Instituto Sumaúma e participou no Comitê São Paulo dos Patrners of Americas. Na academia, é mestre em administração de empresas pela FEA (USP, 2001) e engenheiro agrônomo pela ESALQ (USP, 1985).

Aron Belinky

FGVCes

Coordenador do Programa Desempenho e Transparência do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (GVces), responsável pelo Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBOVESPA (ISE) e outras iniciativas para apoiar a alocação de capital e as práticas gerenciais alinhadas ao desenvolvimento sustentável e às diretrizes globais para sustentabilidade, por meio de instrumentos econômicos, de gestão e de governança, pública e privada.

Átila Roque

Anistia Internacional

Historiador. É o atual diretor executivo da Anistia Internacional no Brasil. Possui extensa experiência com organizações da sociedade civil tanto no país como no exterior, tendo atuado na diretoria de organizações como IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) e INESC (Instituto de Estudos Socioeconômicos). Foi diretor executivo da ActionAid-USA, com sede em Washington. Também foi diretor da Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (ABONG) e um dos fundadores do Fórum Social Mundial.

Beatriz Azeredo

TV Globo

Doutora em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Diretora de Responsabilidade Social da TV Globo e professora ADJUNTA do Instituto de Economia da UFRJ.

Foi Assessora Técnica na Assembléia Nacional Constituinte e no Congresso Nacional e Diretora de Políticas Sociais do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) em 1995. Foi Superintendente e Diretora das Áreas de Desenvolvimento Social, Infra-Estrutura Urbana e Planejamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no período 1996/2002. Sua tese de Doutorado (1997) resultou no livro Políticas Públicas de Emprego – A Experiência Brasileira. É líder-parceira da Avina e Senior Fellow do Synergos.  Foi Diretora do Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP), e também do Instituto Desiderata de 2003 a 2011.

Beatriz Cardoso

Laboratório de Educação

Beatriz Cardoso atua como educadora desde 1978 e é Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (FE-USP). Foi Bolsista (ICE/FAPESP) para especialização no Institut Municipal d’Educació de Barcelona, professora da FE-USP por 10 anos e responsável pelo desenvolvimento de projetos de formação de professores em redes municipais de ensino, como as de Osasco e Jundiaí, SP. De 2007 a 2012, foi Presidente da Comunidade Educativa – CEDAC. Desde 2013 ocupa a função de diretora executiva do Laboratório de Educação e em 2015 foi nomeada diretora da FIFHC. Em 2013, Beatriz Cardoso foi fellow no Advanced Leadership Initiative da Universidade de Harvard e, em 2014, foi nomeada Senior Ashoka Fellow.

Beatriz Gerdau Johannpeter

Presidente do Conselho de Governança do GIFE

Beatriz Gerdau Johannpeter é Presidente do Conselho de Governança do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas). É Vice-Presidente do Conselho do Instituto Gerdau. É membro do Conselho Curador da Fundação Roberto Marinho, do Conselho de Governança do Movimento Todos Pela Educação, do Conselho de Curadores da Fundação Iberê Camargo, do Conselho de Administração da Fundação Bienal do Mercosul, do Programa Juntos Pelo Desenvolvimento Sustentável da Comunitas, além de fundadora e membro do Conselho do Geração Brasil Melhor (GBM). Beatriz é formada e pós-graduada em Arquitetura. Complementou sua formação em Investimento Social no Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e no curso CSR – Corporate Social Responsibility, programa de Educação Executiva da Harvard Business School.

Bruno Gomes

Agenda Pública

Bruno Gomes é diretor de projetos na Agenda Pública, uma organização que trabalha pelo fortalecimento da gestão pública e da participação social, principalmente em municípios impactados por grandes empreendimentos. Sociólogo pela Universidade Paris 5 – Sorbonne e mestre em geopolítica (Paris 8 – Instituto Francês de Geopolítica), tem dez anos de experiência de em gestão de projetos, pesquisa e diagnósticos socioeconômicos, no Brasil e no exterior. Bruno também atua como coordenador do “Grupo de Diálogo: Mineração, democracia e desenvolvimento sustentável” e representa esse espaço em reuniões do Grupo de Diálogo Latino-Americano.

Bruno Torturra

Fluxo

Começou sua carreira na revista Trip, onde exerceu as funções de editor de música, repórter especial, correspondente internacional e diretor de redação. Como freelancer, colaborou com textos e fotos para inúmeras publicações no país.
Desde 2011 se dedica à explorar novas possibilidades para o jornalismo a partir da hiperconectividade. Foi o responsável pela primeira transmissão ao vivo por streaming de uma manifestação de rua do Brasil. Criou a PósTV, rede nacional, descentralizada e experimental de programas ao vivo pela internet. Em 2012 coordenou uma cobertura independente das eleições municipais por streaming em mais de 50 cidades do país. Em 2013 fundou a Mídia NINJA (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) uma rede descentralizada de jornalismo focada nos movimentos ativistas emergentes. A Mídia Ninja ganhou grande expressão nacional e internacional a partir de sua cobertura das manifestações a partir de junho de 2013. E provocou um forte debate sobre o ambiente da mídia no país.
No final de 2013, afastou-se da Mídia NINJA para estabelecer um novo projeto. O Estúdio Fluxo.
Desde 2014 coordena essa redação independente em São Paulo onde experimenta tanto na forma quanto no modelo de negócio para o jornalismo. Hoje o Estúdio Fluxo é canal de jornalismo com o maior engajamento da audiência no Youtube o Brasil.
Desde meados de 2015, com o apoio do Instituto Arapyaú, da Open Society Foundations e da Fundação Ford, Bruno se dedica ao estudo “Jornalismo em Fluxo”. Um raio-X do atual estado da imprensa nacional e diretrizes para que recursos filantrópicos possam ajudar na renovação do ecossistema de imprensa no Brasil.

Caio Tendolini

Update

Caio Tendolini é economista e ativista. Trabalhou em empresa, ONG e militou em movimento social e partido político. Hoje desenvolve o Update, um projeto focado na compreensão e impulso do campo de inovação política na América Latina.

Carla Duprat

Instituto InterCement

Carla Maria Cordery Duprat é Diretora de Investimento Social da Participações Morro Vermelho e Diretora do Instituto InterCement. É formada em ciências políticas e estudos internacionais pela Universidade de Warwick, Inglaterra, e tem MBA em Recursos Humanos pela Universidade de São Paulo. Atuou como Diretora de Sustentabilidade da Holding Camargo Corrêa até dezembro 2015. Foi co-fundadora e diretora executiva do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social entre 1999-2005, tendo iniciado sua carreira na Fundação W.K.Kellogg há 20 anos. É membro do Conselho Estratégico da Fundación Loma Negra e do Instituto de Cidadania Empresarial e Diretora voluntária do Projeto Casulo.

Célia Cruz

Inovação em cidadania empresarial (ICE)

Antes de juntar-se a equipe do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) em 2012, Célia foi Diretora da Ashoka Canada de 2009 a 2011, Managing Director da Ashoka Global Fellowship por 1 ½ anos e Diretora da Ashoka Brasil e Paraguai por 5 anos. Trabalhou no Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e foi Diretora de Desenvolvimento Institucional da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV) de 1994 a 2000.

Atua como presidente do Conselho do IMAFLORA, e dos conselhos do Fundo Elas, da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e do Fundo BemTeVi. Célia é co-autora do livro Captação de Diferentes Recursos para Organizações Sem Fins Lucrativos, 2000.

Cloves Carvalho

Instituto Votorantim

Cloves Otávio Nunes de Carvalho atua no Grupo Votorantim desde abril/2008, quando ingressou na Votorantim metais, onde atuou nas áreas de Gestão, RH e Industrial. A partir de Abril/2013 passou ocupar o cargo de Diretor do Instituto Votorantim.
Formado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto, possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral.
Atuou por 22 anos na Alcan/Novelis do Brasil, exercendo entre outras funções, os cargos de gerente de Recursos Humanos e diretor de Operações de Alumínio Primário.
Atualmente também preside o Conselho Diretor da Fundação Gorceix, entidade de apoio à Universidade Federal de Ouro Preto, que tem por objetivo contribuir com a formação profissional de alunos carentes e com o desenvolvimento científico e tecnológico da indústria minero-metalúrgica brasileira.

Daniel Brandão

Move

Mestre em Educação pela PUC / São Paulo. Bacharel em engenharia agronômica pela ESALQ-USP. Trabalhou como analista de projetos para a América Latina na Fundação W.K.Kellogg. Compôs o grupo fundador do Instituto Fonte. Foi líder da frente de formação da Rede Brasileira de Avaliação. Atuou como docente em cursos de extensão em diversas universidades brasileira. Associado à American Evaluation Association (AEA) e autor de artigos sobre avaliação, tem dedicado especial atenção para projetos de educação, meio-ambiente e direitos humanos.

Daniela Redondo

Instituto Coca-Cola

Daniela Redondo é Diretora Executiva do Instituto Coca-Cola Brasil, especializada em impacto social de larga escala através de programas para empoderamento e geração de renda da população de baixa renda. Já atuou como franqueada da Experimento Intercâmbio Cultural, pioneira no Brasil no segmento, e atuou como Gerente Administrativo-Financeira e de Planejamento das Cervejarias Devassa e Eisenbahn (Grupo Schincariol). Bacharel em Administração de Empresas pela Imes-SP, possui MBA pela Coppead-UFRJ e é pós-graduada em Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela FGV e em Liderança e Competências de Gestão pela Universidade de Colorado (EUA). Atualmente cursa MBA em Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável na FGV.

Darren Walker

Fundação Ford

Darren Walker é presidente da Fundação Ford, uma das maiores instituições filantrópicas do mundo. Importante liderança da sociedade civil e filantropia, trabalha há duas décadas com questões de justiça social, incluindo educação, direitos humanos, desenvolvimento urbano e liberdade de expressão.

Antes de fazer parte da Fundação Ford, Darren foi vice-presidente da Fundação Rockefeller e teve carreira de dez anos em direito internacional e finanças no escritório Cleary Gottlieb Steen & Hamilton e no banco UBS. Como Diretor de Operações da principal organização de desenvolvimento comunitário do Harlem, o Abyssinian Development Corporation, Darren supervisionou o desenvolvimento de mais de mil novas unidades de habitação de baixa renda e o primeiro desenvolvimento comercial do Harlem, em vinte anos, entre outras realizações.

Darren é membro dos conselhos de Carnegie Hall, New York City Ballet, High Line e da Fundação Arcus. Ele é também membro do Conselho de Relações Exteriores, da Academia Americana de Artes e Ciências e recebeu vários títulos honorários. Ele recebeu o Prêmio Aluno Notável, a mais alta honraria dada pela sua alma mater, a Universidade do Texas em Austin.

Confira entrevista recente na revista New Yorker.

David Saad

Instituto Natura

De 2005 a 2010 foi diretor-executivo da Fundação Victor Civita, do Grupo Abril, onde iniciou sua trajetória na área da educação e no terceiro setor. Em 2010, assumiu o cargo de Diretor de Relações Institucionais da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein.

Antes de ingressar no terceiro setor foi gerente nas empresas Accenture, Promon Ltda e Expand Group. Em 2005, atuou como coordenador geral o Programa de Cultura e Cidadania para Inclusão Social – Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

David também é membro do conselho da Instituição Educacional Vera Cruz, contribuindo para a coordenação do órgão e favorecendo a implementação de melhores práticas de governança corporativa. Em 2016, recebeu o prêmio Colar Visconde de Porto Seguro por conta dos serviços sociais prestados em diversas entidades educacionais do Brasil.

David Saad é graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP e possui MBA em Gestão Executiva pelo INSPER Instituto de Ensino e Pesquisa.

Denis Mizne

Fundação Lemann

Denis Mizne, Diretor Executivo da Fundação Lemann. Denis é advogado formado pela USP e foi visiting scholar no Human Rights Advocates Program, na Universidade Columbia, e Yale World Fellow, na Universidade Yale. Fundou e preside o Conselho do Instituto Sou da Paz. É ainda membro do Conselho da Fundação Roberto Marinho e do GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas.

Edson Mello

Ministério de Minas e Energia

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ (1981); mestrado em Geologia Econômica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1991); e doutorado em Geociências na área de Metalogênese, pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2000), com permanência de nove meses na University of Western Australia – UWA, Perth, Australia. É professor Associado II da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atualmente está cedido para a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério das Minas e Energia, onde ocupa o Cargo de Diretor de Desenvolvimento Sustentável na Mineração. Tem experiência em Geologia Econômica, atuando principalmente nas áreas de Geologia econômica e Desenvolvimento Sustentável na Mineração.

Eduardo Pannunzio

Centro de Pesquisa Jurídica Aplicada (CPJA)/ FGV

Eduardo Pannunzio é Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da USP, Mestre (LL.M.) pela Universidade de Essex, Reino Unido, e Bacharel em Direito também pela USP. Foi coordenador do programa Marco Legal e Políticas Públicas do Gife (2005-2008) e do programa Sociedade Civil do Centro de Pesquisa Jurídica Aplicada da Escola de Direito de São Paulo da FGV (2012-2015), ao qual permanece vinculado como pesquisador associado.

Eduardo Queiroz

Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

Formado em Administração de Empresas com especialização pela Fundação Getúlio Vargas e mestrado em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government (Mason e Lemann fellow). Iniciou a carreira em bancos de investimentos onde trabalhou por aproximadamente 11 anos. De 2003 a 2006 foi Diretor Executivo e Conselheiro da Outward Bound Brasil. De 2007 a 2008 foi Diretor Executivo da Outward Bound México. De 2009 a 2011 foi Assessor Especial do Secretário de Educação do Estado de São Paulo. Desde fevereiro de 2011 é Diretor Presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. É membro voluntário dos Conselhos das ONGs ESPRO, United Way Brasil e Outward Bound Brasil.

Eduardo Saron

Itaú Cultural

Eduardo Saron – Gestor Cultural há 15 anos atuando no Itaú Cultural.
Também é Secretário Geral da Associação Nacional de Entidades Culturais não Lucrativas (ANEC), Conselheiro da Fundação Bienal, Conselheiro do MASP e Membro do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do MINC.

Eduardo Szazi

Szazi Bechara Storto Advogados

Advogado, sócio de Szazi Bechara Storto advogados.  Sócio emérito do GIFE. Membro da International Society for Third-Sector Research (Londres) e do Advisory Board  do International Center for Nor-for-Profit Law (Washington DC).  Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, especialista em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e doutor em Direito Internacional pela Leiden University (Holanda).

Estela Renner

Maria Farinha Filmes

Diretora, roteirista e cofundadora da Maria Farinha Filmes. Estela Renner morou durante sete anos nos Estados Unidos, onde fez Mestrado em Motion Pictures e trabalhou escrevendo e dirigindo Sitcoms. De volta ao Brasil, Estela passou a dedicar seu trabalho a ajudar a promover mudanças sociais e ambientais através obras audiovisuais. Ela escreveu e dirigiu Muito Além do Peso, documentário sobre a epidemia de obesidade infantil, e Criança: a Alma do Negócio, sobre os efeitos da propaganda dirigida às crianças. Ambos foram assistidos por mais de dois milhões de pessoas, e tiveram influência na mudança de políticas públicas. Para a TV Globo, Estela cocriou e dirigiu 10 dos 25 episódios da série Jovens Inventores, sobre adolescentes carentes que criaram algo para melhorar a vida das suas comunidades. A série vai ao ar aos sábados, e atinge mais de 23 milhões de pessoas. Como roteirista, Estela também escreveu para a TV Globo a ficção Ela Faz Cinema, e para a Fox Internacional, o longa-metragem de animação Lino. Em 2016, lança mais um documentário escrito e dirigido por ela – O Começo da Vida – sobre a importância das relações humanas nos primeiros anos de vida de de cada pessoa.

Fabio Abdala

Alcoa

Fabio Abdala é brasileiro, cientista político, doutor em relações internacionais. Experiência profissional de 20 anos nos setores privado, público, terceiro setor e academia. Atualmente é Gerente Regional de Sustentabilidade da Alcoa para a América Latina e Caribe. Está na Alcoa desde 2007, quando assumiu a coordenação do programa Juruti Sustentável. Foi Secretário Executivo da rede social Grupo de Trabalho Amazônico (GTA). Atuou como gestor público no Governo do Amapá e no Ministério do Meio Ambiente. Lecionou como professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Pará, e foi pesquisador visitante no Tropical Conservation and Development Program (University of Florida at Gainesville, EUA) e no Centre Internationale pour la Recherche Agricole (ICRA, França). É fellow do Earthwatch Institute e do Leadership for Environment and Development (LEAD).

Fábio Deboni

Instituto Sabin

Engenheiro Agrônomo e mestre em recursos florestais pela ESALQ/USP com 8 anos de experiência em gestão de políticas públicas no governo federal (MEC, MMA, MJ, IPEA, SG/PR). É gerente-executivo do Instituto Sabin desde fevereiro de 2011, de onde atua na gestão do investimento social privado do Grupo Sabin. Atualmente coordena as Redes Temáticas de Saúde e de Negócios de Impacto Social no âmbito do Gife – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas.

Francisco Gaetani

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

Francisco Gaetani é Doutor em Administração Pública pela London School of Economics and Political Science (LSE), Mestre em Administração Pública e Políticas Públicas também pela LSE e com graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. É Secretário-Executivo do Ministério do Meio Ambiente. Dedicou-se à Administração Pública, onde ocupou postos tais como: Secretário-Executivo Adjunto do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG, Secretário de Gestão da Secretaria de Gestão – MPOG, Diretor de Formação da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, Diretor da Escola de Governo de Minas Gerais/Fundação João Pinheiro, Assessor de Planejamento Acadêmico da UFMG, Gerente de Projetos da Fundação João Pinheiro, entre outros. Foi assessor do Representante Residente e Embaixador da ONU no Brasil, Coordenador Geral do Programa do PNUD no Brasil.

Germano Guimarães

Instituto Tellus

É graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e pós-graduado em Liderança Global pela Georgetown University em Washington. Trabalhou na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. No Governo Federal, trabalhou no Conselho Administrativo de Defesa Econômica em Brasília. Foi assessor De Gabinete da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Trabalhou no Instituto Endeavor. Ex-presidente do iClass – Associação Iberoamericana de Liderança para a Competitividade e cofundador do Big Bang – Encontro de jovens líderes e empreendedores da América La.na. Atualmente é Diretor e Cofundador do Instituto Tellus. Em 2010 foi duplamente premiado pelo Prêmio Mario Covas nas categorias de Inovação e Excelência em Gestão Pública. Hoje faz parte do Conselho Consultivo do Instituto Natura, membro do Conselho Consultivo do Centro Ruth Cardoso e curador do Global Shapers do World Economic Forum.

Giuliana Ortega

Instituto C&A

Giuliana Ortega é formada em administração de empresas pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), pós-graduada em gestão de governança global pelo Inwent/German Development Institute (Alemanha) e mestranda em sustentabilidade e responsabilidade social pela Ashridge Business School (Inglaterra). Giuliana atua na área de responsabilidade social empresarial e sustentabilidade desde 2002, tendo passado por organizações como a empresa Natura e o Instituto Ethos. Na C&A desde 2010, Giuliana esteve à frente das áreas de auditoria em fornecedores e sustentabilidade até 2015, quando assumiu a diretoria-executiva do Instituto C&A.

Henrique Jorge Javi de Sousa

Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Ceará

Secretário de de Saúde do Governo do Estado do Ceará. Licenciado em Física pela Universidade Estadual do Ceará. Atuação em Gestão no Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, com ênfase às áreas de gestão estratégica, gerenciamento por processos, certificação e estatística hospitalar baseada em Microsoft Excel(R). Entusiasta de modelos inovadores de gestão envolvendo BSC (Balanced Scorecard) e Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Atuou como Coordenador e Oficial de Risco no Programa de Expansão e Melhoria da Atenção Especializada em Saúde do Governo do Estado do Ceará.

Iara Rolnik

GIFE

Iara Rolnik é gerente de conhecimento do GIFE onde coordena projetos como o Painel GIFE de Transparência, o Censo GIFE, os Indicadores GIFE de Governança além de outras pesquisas recentes do GIFE tais como Retratos do investimento social familiar no Brasil e o Alinhamento entre o investimento social e o negócio (Série Temas do Investimento Social). É socióloga pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em demografia no Núcleo de Estudos da População (NEPO) da Unicamp. Antes de chegar ao GIFE trabalhou como consultora e pesquisadora dentro e fora do país colaborando para institutos de pesquisa e consultorias como Institut de Recherche pour le Développement (IRD) na França, Instituto Pólis, Universidade IUAV de Veneza, Senac e, mais recentemente, em experiência junto à Secretaria-Geral da Presidência cujo trabalho resultado na publicação “Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil: a construção da agenda no governo federal — 2011 a 2014”.

Ilona Szabó

Instituto Igarapé

Ilona Szabó de Carvalho é especialista em redução da violência e política de drogas, com experiência no Brasil e no mundo. É fundadora e diretora do Instituto Igarapé, um think- and-do tank baseado no Rio de Janeiro. É também coordenadora-executiva do Secretariado da Comissão Global de Políticas sobre Drogas e foi também membro do secretariado da Comissão Latino-americana sobre Drogas. Em 2015, Ilona foi nomeada para a Rede de Jovens Lideranças Globais (Young Global Leaders), do Fórum Econômico Mundial, e para a rede de Lideranças Responsáveis.

Isis Pagy

Fundação Vale

Diretora da Área de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da Vale.  Diretora Presidente da Fundação Vale. Economista.

Mais de 30 anos de experiência no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em especial nas Áreas Social e de Cultura.

 

Janaina Jatobá

Instituto C&A

Janaina é gerente de desenvolvimento institucional e comunitário no Instituto C&A e atua na articulação de parcerias com foco no fortalecimento do investimento social privado, da filantropia e de organizações da sociedade civil. Antes disso, trabalhou no escritório da Oxfam Grã-Bretanha no Brasil em ações de fortalecimento de ONGs para o combate à pobreza e à desigualdade social. Com formação em administração de empresas, Janaina tem especialização em desenvolvimento social pelo Instituto Fonte e PNUD e é pós-graduanda em “Prática Social Reflexiva” pela Alanus University.

Januario Montone

Inova Saúde

Foi Secretário Municipal da Saúde de São Paulo (2007 a 2012) e de Gestão (2005 a 2007). Na administração pública há trinta anos, participou da regulação do setor de saúde suplementar e da criação da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, da qual foi o primeiro Diretor-Presidente (1999 a 2003). No Ministério da Saúde participou da criação da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Atuou como consultor da UNESCO e do Banco Mundial e na Prefeitura de Campinas foi Secretário de Administração e de Recursos Humanos. Hoje é Sócio-Diretor da consultoria Monitor Saúde e Consultor de Projetos da FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Atua como palestrante e professor de cursos de especialização (MBA e Economia da Saúde da UNIFESP e CLP – Centro de Liderança Pública), além de liderar a organização do Instituto INOVA Saúde dedicado a incentivar a integração do SUS e da Saúde Suplementar.

João Paulo Vergueiro

Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR)

João Paulo Vergueiro, administrador e mestre em administração pública pela FGV-SP, e bacharel em direito pela USP. Diretor Executivo da ABCR – Associação Brasileira dos Captadores de Recursos e Coordenador do Grupo de Excelência em Administração do Terceiro Setor, do Conselho Regional de Administração de São Paulo. Professor de Responsabilidade Social Corporativa na FECAP.

João Vitor Caires

Impact Hub

João Vitor Caires é sócio-diretor do Impact Hub São Paulo e atua na gestão de parcerias e no desenvolvimento e gerenciamento de programas e projetos para ativação do ecossistema de negócios e iniciativas de impacto na cidade. João Vitor também é co-fundador da startup de educação inovadora Flowmakers, que empodera jovens empreendedores através de processos práticos, relacionais e desescolarizados. Atuando como facilitador de processos e consultor em projetos que buscam gerar impacto, João Vitor já trabalhou com organizações como Médicos Sem Fronteiras, CDI, Natura, Itaú, Camargo Correa e BRF, entre outras

José Eduardo Elias Romão

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)

Diretor Vice-Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, órgão vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG, possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), especialização em Direito Humanos (2001), mestrado (2003) e doutorado (2010) em Direito Público pela Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Direito com ênfase no Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos da criança e do adolescente, transparência, mediação de conflitos, comunicação social, acesso a informação e ouvidoria. Assessor Especializado do IPEA desde 2005, onde exerceu também o cargo de Chefe de Gabinete. Ocupou diversas funções de direção em outros órgãos do Serviço Público Federal. Foi Ouvidor-Geral da União de 2011 a 2014.

Julia Carvalho

Labhacker e Ocupa Conselho

Coordenadora de jogos políticos no LabHacker, um ponto de cultura que é um laboratório de política, tecnologia e educação.
Co-criadora do Fast Food da Política, jogos que gamificam o sistema político brasileiro brasileiro. Co-idealizadora do OcupaConselho.

Laís de Figueiredo Lopes

Secretaria de Governo da Presidência da República

Assessora Especial do Ministro-Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República. Desde 2011, lidera a agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil no Governo Federal. Advogada e mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), foi diretora e conselheira da International Center for Not-for-Profit Law (ICNL). Participou na ONU do Comitê ad hoc que elaborou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo. Foi Conselheira do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil de 2006 a 2011, e presidiu a Comissão Especial de Direito do Terceiro Setor e Movimentos Sociais do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil em 2009.

Laura Greenhalgh

Arq. Futuro

Laura Greenhalgh, paulistana de nascimento, formou-se em jornalismo na Escola de Comunicações e Artes da USP e fez sua especialização na Stanford University, nos Estados Unidos. Durante mais de três décadas, trabalhou em diferentes veículos brasileiros, como as revistas Elle, Veja e Época, e diários como Jornal da Tarde, Jornal do Brasil e O Estado de S.Paulo — onde também atuou colunista e editora-executiva até 2014. No jornal O Estado de S. Paulo, criou os suplementos culturais Aliás e Sabático. Dentre as distinções que recebeu, destacam-se Prêmio Esso de Reportagem, Prêmio Abril de Jornalismo e Prêmio Governador do Estado, pela contribuição cultural a São Paulo. Em determinados períodos, deixou a imprensa para se dedicar ao Terceiro Setor. Foi membro do staff da Fundação MacArthur no Brasil, membro do board da CARE Brasil e hoje dedica-se ao Arq.Futuro, plataforma de conteúdo voltada para o debate público sobre o futuro das nossas cidades.

Leandro Beguoci

Fundação Lemann

Leandro Beguoci é diretor editorial e de produtos da Associação Nova Escola, colaborador da BBC Brasil e da revista VIP, professor do Istituto Europeu di Design e membro da OrbitaLAB, laboratório de inovação em mídia. Mestre pela London School of Economics e fellow na Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism, na City University of New York, é palestrante em eventos sobre inovação em jornalismo e comunicação. Ao longo da carreira, entrevistou tanto o papa Bento 16 quanto o ex-espião Edward Snowden. Seu texto sobre os rolezinhos na revista digital Oene foi citado pelo New York Times. Trabalhou na Folha de S.Paulo, Editora Abril, iG e News Corp, onde criou o departamento online do grupo FOX no Brasil. No iG, foi um dos criadores do primeiro debate online entre políticos na história da internet brasileira.

Luis Fernando Guggenberger

Fundação Telefônica-Vivo

Gerente de Inovação Social e Voluntariado da Fundação Telefônica-Vivo. Luis é netweaver e autodidata sobre Redes Sociais e Inovação. Publicitário e Relações Públicas, atua em organizações não governamentais nas áreas social, pedagógica e de desenvolvimento institucional há mais de 15 anos. Atualmente, é Gerente de Inovação Social e Voluntariado na Fundação Telefônica Vivo.

Marcelo Furtado

Instituto Arapyaú

Engenheiro químico com mestrado em energias renováveis pela Escola de Engenharia Elétrica da Universidade de São Paulo e membro do programa da Yale World Fellow. É diretor-executivo do Instituto Arapyaú. Trabalhou por 24 anos no Greenpeace e foi diretor-executivo da organização no Brasil entre 2008 e 2013. No Greenpeace, coordenou a campanha internacional pela proibição do comércio internacional de lixo tóxico, promoveu a produção limpa na área de tecnologias industriais e coordenou campanhas nas áreas de Florestas e Oceanos. Trabalhou com a promoção de fontes renováveis de energia e políticas públicas para mudanças climáticas nos últimos 20 anos. Antes de atuar no terceiro setor, trabalhou na indústria química e em consultoria nas áreas de tecnologia e inovação.

Marcelo Porteiro

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

Marcos Nisti

Instituto Alana

Empreendedor social e produtor de cinema e TV, Marcos Nisti é formado em Direito, com MBA em Economia do Setor Público pela FIPE/USP. Foi um dos criadores da marca Projeto Terra, pioneira no conceito de comércio solidário e fair trade no Brasil, ganhadora dos principais prêmios de projetos sociais e ambientais existentes no país. Hoje é CEO do Instituto Alana e conselheiro do Greenpeace. Em 2008, abriu a Maria Farinha Filmes, que já lançou filmes como “Criança, a Alma do Negócio”, “Muito Além do Peso” e “Tarja Branca”.

Marcos Vinicius de Souza

Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exteriror (MDIC)

Secretário de Inovação do MDIC e servidor da carreira de Analista de Comércio Exterior. É formado em Administração pela EAESP‐FGV (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas), com MBA em Desenvolvimento de Clusters pela CEPAL/ONU e treinamento em política de inovação pela VINNOVA – Agência de Inovação da Suécia. No MDIC atuou na Câmara de Comércio Exterior-CAMEX e foi Coordenador do Fórum de Franquias da Secretaria de Desenvolvimento da Produção/MDIC. Faz parte dos principais Conselhos Consultivos e de Administração relacionados à política de inovação no Governo Federal. Antes de ingressar no Ministério atuou em consultoria estratégica e fundo de investimento em empresas de alta tecnologia (venture capital).

Maria Alice Setubal

Fundação Tide Setubal

Maria Alice Setubal (Neca Setubal), socióloga, doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e mestre em Ciência Política pela USP (Universidade de São Paulo. Autora de diversos livros e artigos para revistas e jornais. Foi Coordenadora de Educação para América Latina e Caribe pelo Unicef. Atualmente é Presidente do Conselho de Administração do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) e da Fundação Tide Setubal.

Mitzy Canessa

Grupo de Diálogo Latinoamericano

Mitzy Canessa, chilena, socióloga. Consultora e Facilitadora de processos de diálogo. Com mais de 18 anos de experiência em temáticas socioambientais, tem desenhado e implementado processos de diálogos multi-ator entre empresa, comunidade, sociedade civil e estado. Nos últimos oito anos tem se concentrado na indústria mineira e energética, com conhecimento nas realidades locais, nacionais e latino-americanas. Atualmente está a cargo da Secretaria Técnica do Grupo de Diálogo Latinoamericano (GDL www.dialogolatinoamericano.org).

Mônica Waldvogel

TV Globo

Mônica Waldvogel é formada em Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da USP e começou a carreira como repórter de revistas especializadas em agricultura e comércio exterior.  Na Rede Globo, participou do projeto Brasil 500 Anos e, na Globo News, atuou como entrevistadora e apresentadora do programa Sem Fronteiras , sobre política internacional. Na Record, nos anos de 2001 e 2002, foi editora-chefe, âncora e comentarista do telejornal Fala Brasil. Como produtora independente, realizou e participou como entrevistadora do talk-show Dois a Um, exibido pelo SBT. Idealizadora do programa Saia Justa exibido pelo Canal GNT, atuou durante 11 anos como responsável pelo conteúdo editorial, apresentação e mediação do debate. Também colabora, como articulista, em diversas publicações e jornais. Na Globo News em março de 2006, assumiu a bancada paulista do Jornal das Dez. Em 2008 foi convidada para atuar como apresentadora e entrevistadora do programa “Entre Aspas” um programa de debates ao vivo.

Natalia Viana

Agência Pública

Depois de se formar pela PUC-SP, começou a carreira em 2002 na revista Caros Amigos, de São Paulo, e realizou diversos trabalhos independentes. Foi correspondente da Bandnews em Londres, onde atuou no Centro de Jornalismo Investigativo e colaborou para veículos como The Guardian, BBC e Independent.  Natalia foi produtora-assistente dos documentários Black Money, do Frontline World, exibido pela PBS americana, e Anthrax War, da CBC canadense. Em 2010, de volta ao Brasil depois de um mestrado em Londres, foi contatada para coordenar, no Brasil, a sistematização e divulgação dos documentos vazados pela organização Wikileaks que expuseram, no caso brasileiro, as relações do governo norte-americano com a ditadura militar e as perseguições de governos a movimentos sociais, entre outros temas que sacudiram a arena política e sinalizaram o começo de uma revolução no jornalismo. Em 2011, Natalia Viana  participou da fundação da Agência Pública. Em 2005 recebeu Menção Honrosa do Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos, venceu o Troféu Mulher Imprensa em 2011 e 2013 e o prêmio Alliaz Seguros de Jornalismo Ambiental. Sua investigação sobre a deposição de Fernando Lugo no Paraguai foi finalista do Primeiro Prêmio Gabriel Garcia Marques de Jornalismo. É autora do livros Plantados no Chão, sobre assassinatos de lideranças sociais, e do E-book O Bispo e seus Tubarões, sobre a derrubada de Fernando Ludo no Paraguai. Foi co-autora do livro sobre a história do jornal Movimento e do livro Habeas Corpus – Apresente-se o Corpo, sobre desaparecidos da ditadura, para a Secretaria Especial de Direitos Humanos.
Foi eleita uma das 25 personalidades mais influentes da internet pela revista Galileu em 2013.

Nina Valentini

Instituto Arrendondar

Bacharel em Administração Pública pela FGV-EAESP. Desde 2011, é diretora executiva do Movimento Arredondar, a primeira iniciativa brasileira focada em micro-doações por meio do varejo para organizações sociais alinhadas aos objetivos do milênio da ONU – que alcançou a marca de mais de um milhão de doadores em 2015. Sua trajetória profissional sempre esteve ligada ao empreendedorismo social de alto impacto, desde 2004. Iniciou com viagens de aprofundamento a iniciativas sociais em contextos locais remotos. Foi co-fundadora e presidente de uma entidade estudantil (Conexão Social) que visa formar lideranças jovens para a transformação social, apoiada pela Ashoka em 2006. Trabalhou na Aliança Empreendedora em São Paulo, articulando parcerias para alavancar empreendedores de baixa renda. Atualmente, é também produtora do documentário “ENTRE MUNDOS”, com lançamento previsto para 2016, que mostra a emergência dos negócios sociais pelo mundo. Seu interesse no universo dos documentários a fez estudar o tema na Academia Internacional de Cinema e co-produzir o DOCSP em 2015.

Oded Grajew

Rede Nossa São Paulo

Coordenador geral do Programa Cidades Sustentáveis, Fundador e coordenador geral da Rede Nossa São Paulo, Presidente emérito e integrante do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos, sócio-fundador do movimento Todos pela Educação, idealizador do Fórum Social Mundial, membro-fundador do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE), fundador e ex-presidente da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

Oscar Fergutz

Fundación Avina

Nascido e criado em Curitiba, formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná em 1987. Depois de projetar e materializar mundos novos mais estéticos e funcionais, aprender e ensinar as pessoas a se aproximarem de outras culturas através dos idiomas, se envolveu com as organizações sociais locais e foi membro fundador do Centro de Ação Voluntária de Curitiba. Começou a trabalhar na Fundación Avina em 2002 e, desde então, vem trabalhando em temas diversos, como educação, equidade, conservação da natureza, responsabilidade social empresarial, inclusão produtiva, desenvolvimento territorial e gestão de recursos naturais. Atualmente, contribui com as equipes de Cidades Sustentáveis e de Alianças Estratégicas.

Oscar Vilhena Vieira

FGV Direito

Oscar Vilhena Vieira é Diretor da FGV DIREITO SP, onde leciona nas áreas de Direito Constitucional, Direitos Humanos e Direito e Desenvolvimento. Possui Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), Mestrado em Direito pela Universidade de Columbia, Nova York (1995), Mestrado e Doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1991-1998) e Pós-doutorado pelo Centre for Brazilian Studies – St. Antonies College, Universidade de Oxford (2007). Foi Procurador do Estado em São Paulo, Diretor Executivo do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Crime (ILANUD), assim como fundador e Diretor da organização Conectas Direitos Humanos. É colunista do jornal Folha de São Paulo e membro de diversos conselhos de organizações da sociedade civil, entre os quais Instituto Pro Bono e Open Society Foundations (OSF). Na advocacia, tem se concentrado em casos de interesse público junto ao Supremo Tribunal Federal.

Paulo Modesto

Instituto Brasileiro de Direito Público

Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Público e do Instituto de Direito Administrativo da Bahia. Professor de Direito Administrativo da UfBA. Membro da Academia de Letras Jurídicas da Bahia e do Ministério Público da Bahia. Ex-Assessor Especial do Ministro da Administração Federal e Reforma do Estado (1995-1998). Diretor da Revista Brasileira de Direito Público e editor do site direitodoestado.com.br

Paulo Nassar

Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP)/Aberje

Graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), Paulo Nassar é mestre (2001) e doutor (2006) em Ciências da Comunicação, na área de Relações Públicas, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e livre-docente (2013) pela mesma escola.  Fez pós-doutorado pela IULM-Libera Università di Lingue e Comunicazione (Milão) e coordena o Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN – ECA/USP).

​É professor livre-docente da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e diretor-presidente da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

Pedro Abramovay

Open Society Foundations

Pedro Vieira Abramovay é advogado, formado em direito pela Universidade de São Paulo e mestre em direito pela Universidade de Brasília. Foi Assessor Jurídico da Liderança do governo no Senado Federal (2003-2004), Assessor Especial do Ministro da Justiça (2004-2006), Secretário de Assuntos Legislativos (2007-2010) e Secretário Nacional de Justiça (2010), Professor da FGV Direito Rio (2011-2013) e Diretor de Campanhas da Avaaz (2012-2013). Atualmente é Diretor para a América Latina & Caribe da Open Society Foundations.

Priscila Cruz

Todos Pela Educação

Priscila Cruz é fundadora e presidente-executiva do movimento Todos Pela Educação. Graduada em Administração (FGV) e Direito (USP), mestre em Administração Pública (Harvard Kennedy School), foi coordenadora do ano do voluntariado no Brasil e do Instituto Faça Parte, que ajudou a fundar.

Rafael Gioielli

Instituto Votoramtim

Rafael Gioielli é gerente geral do Instituto Votorantim. Bacharel, Mestre e Doutor pela Escola de Comunicação e Artes da USP, atua no campo da Responsabilidade Social Corporativa e Investimento Social Privado há mais de 10 anos. Foi gerente de marketing da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura e Gerente de planejamento da EdelmanSignifica.

Rafael Oliva

Consutor independente

Rafael Oliva, consultor e pesquisador, é graduado e mestre em Economia pelo Instituto de Economia da Unicamp e doutor em Administração Pública e Governo pela EAESP-FGV.

Regina Célia Esteves

Comunitas

Formada em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Universitária, Regina Célia Esteves de Siqueira atuou como diretora de Projetos Especiais do Gabinete do Ministro da Educação, Paulo Renato Souza. De 1996 a 2002, atuou junto ao Conselho da Comunidade Solidária, na Presidência da República. Desde 2009, responde pela gestão do Centro Ruth Cardoso – criado em 2009 por sua mantenedora AlfaSol – e da Comunitas – Parcerias para o Desenvolvimento Solidário, como Diretora-Presidente. Participa de diversos conselhos, dentre eles: conselho curador Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), conselho Social da FIESP, conselho de Educação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do conselho deliberativo do Guia Exame de Sustentabilidade.

Ricardo Abramovay

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP)

Ricardo Abramovay é Professor Sênior do Instituto de Energia e Ambiente da USP, autor de Beyond the Green Economy (Routledge) e coautor de Lixo Zero: Gestão de Resíduos Sólidos para uma Sociedade mais Próspera (Planeta Sustentável/Abril). É formado em filosofia pela Université de Paris X Nanterre, mestre em política pela FFLCH/USP e doutor em sociologia pelo IFCH/UNICAMP. Fez pós-doutorado na Fondation Nationale des Sciences Politiques e na École des Hautres Études en Sciences Sociales.

Ricardo Gandour

Grupo Estado

Ricardo Gandour é membro da diretoria do Grupo Estado e está até junho como Visiting Scholar na Escola de Jornalismo da Columbia University, em Nova York (EUA). É professor da pós-graduação em Jornalismo da ESPM, diretor do comitê editorial da ANJ (Associação Nacional de Jornais) e membro dos conselhos do Instituto Palavra e do site de checagem “Lupa”. Jornalista e engenheiro, com especializações em publishing e administração, trabalhou na Folha de S. Paulo e nas Organizações Globo. Está no Grupo Estado desde 2006, quando iniciou como diretor de conteúdo.

Ricardo Henriques

Instituto Unibanco

Ricardo Henriques, economista, é superintendente executivo do Instituto Unibanco. Foi Secretário Nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação e Secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento Social. No Rio de Janeiro foi Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e Presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos. É membro do Conselho de Administração do Instituto Internacional de Planejamento da Educação (IIEP) da UNESCO.

Rossieli Soares da Silva

Secretaria de Estado de Educação do Amazonas

Rossieli Soares da Silva é Secretário de Estado de Educação do Amazonas desde 2012. Advogado, Rossieli ingressou na Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc) em 2008, exercendo primeiramente o cargo de diretor do Departamento de Planejamento (Deplan).

Sérgio Andrade

Agenda Pública

Diretor Executivo da Agenda Pública e da Escola de Políticas Públicas. Mestrado em Gestão e Políticas Públicas (FGV/EAESP). Cientista Social pela USP, especialista em Negociações Internacionais pela UNESP. Possui 15 anos de experiência na área governamental e no setor privado, incluindo trabalhos para organizações como Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República; Secretaria Geral da Presidência; Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento; Controladoria Geral da União; Ministério de Minas e Energia; Secretaria do Tesouro Nacional; Ministério da Educação; Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; Embaixada do Reino Unido; Frente Nacional de Prefeitos (FNP), além de várias prefeituras em todo o país. Foi eleito Empreendedor Social de 2015 (Folha de São Paulo) e Empreendedor Social da América Latina de 2016 (Schwab Foundation/ World Economic Forum).

Thiago Rondon

AppCívico

Diretor executivo na EOKOE e no AppCívico, iniciativa apoiada pelo Fundo Acelerador de Inovações Cívica da Fundación Avina e Omidyar Network, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento e a utilização de aplicativos cívicos na América Latina. Coordenador do Gastos Abertos da Open Knowledge Brasil, que tem como objetivo melhorar a participação cidadã e prestação de contas pelos municípios do orçamento público.

Vera Masagão

Associação Brasileira de Ongs (Abong)

Vera Masagão Ribeiro é Coordenadora Geral da ONG Ação Educativa, que promove direitos educacionais e culturais da juventude. Nos últimos seis anos, participou da direção nacional da Abong – onde envolveu-se em diversas iniciativas visando criar um ambiente favorável para a atuação das Organizações da Sociedade Civil no Brasil. Abong e Ação Educativa acompanham a formulação e implementação no Brasil dos ODS, priorizando a participação social e a conquista de mecanismos inovadores para financiar o desenvolvimento sustentável.

Vladimir Azevedo

Prefeitura Municipal Divinópolis -- MG

O prefeito do município de Divinópolis (Minas Gerais – Brasil), VLADIMIR DE FARIA AZEVEDO, 44 anos, casado com Janaina Marra, pai de Emanuel.Éeconomista pela Universidade de Itaúna – MG,músico,pós-graduado em Administração de Sistema Público Municipal, pela Faculdade de Estudos Administrativos – FEAD-BH; e pós-graduando em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas-FGV. Professor titular da Cadeira de Gestão Pública nas Faculdades Integradas do Oeste de Minas – FADOM, em 2006 e de Liderança e Gestão de Conflitos do MBA na Faculdade Pitágoras – 2009. Foi Secretário Municipal de Administração da Prefeitura de Divinópolis no período de 1997-2000; Vereador na cidade de 2001 a 2008- Presidente da Câmara em 2005; Fundador e presidente da Associação de Câmaras Municipais do Centro-Oeste de Minas; Vice-Presidente Nacional da Associação Brasileira de Câmaras Municipais-ABRACAM, onde atuou na idealização, coordenação e proferiu palestras por todo o Brasil no projeto “Qualificando os vereadores para o novo mandato.”

Primeiro prefeito reeleito da história de Divinópolis, mandatos 2009-2012 e 2013-2016, sempre dedicou atuação no movimento municipalista regional e nacional, onde foi Presidente da Associação Regional de Municípios do Vale do Itapecerica–AMVI, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Itapecerica – CISVI 2011-2016; e do consorcio de urgência e emergência CISURGE/OESTE, que implanta o SAMU nas 54 cidades da macro oeste de Minas; membro da diretoria da Associação Mineira de Municípios-2011-2016; presidente da Frente Mineira de Prefeitos – FMP de 2011 a 2015; vice-presidente de gestão publica da Frente Nacional de Prefeitos – FNP 2011-2016, onde coordena e participa de varias missões nacionais e internacionais como o EMDS e a representação nos anos de 2014 e 2015, em Barcelona (Espanha), no Smart City Expo & World Congress, um dos principais eventos mundiais sobre cidades inteligentes.

Participou ainda das seguintes missões diplomáticas:

Em novembro 2010, visita o Peru na condição de Prefeito Empreendedor, prêmio lhe conferido duas vezes pelo SEBRAE-MG; fluente em inglês, em março de 2011, esteve na Inglaterra a convite do Governo Britânico para conhecer sistema de resíduos sólidos. Em Outubro de 2011, esteve em Hong Kong e na China em missão organizada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG.

Patrocinadores

Platinum

Parceiro institucional

Parceiros de comunicação