O encerramento do 9º Congresso GIFE é decorrente da primeira parte desta sessão e tem também como ponto de partida as discussões que foram desenvolvidas ao longo dos painéis e sessões nos três dias de encontro. Seu objetivo é expor e dialogar sobre as principais reflexões em torno das tensões entre público e privado nas relações do investimento social privado com a sociedade, com o governo e com as empresas. Com base nessas análises, os debatedores – membros do conselho de governança do GIFE – farão proposições para o investimento social privado no Brasil atual. Como o investimento social privado pode e deve se posicionar diante do contexto social, político e empresarial atual? Quais os caminhos possíveis e reais para uma atuação relevante e articulada? Que investimento social podemos propor e ser? Tais reflexões e proposições complementarão um documento de referência para o investimento social privado que percorrerá todo o Congresso, absorvendo as principais contribuições de cada uma das sessões.

Local: Plenária – 1º andar

 

Apresentações:

Apresentação_Andre Degenszajn

 

Andre Degenszajn

GIFE

Andre Degenszajn é Secretário-Geral do GIFE. É bacharel e mestre em relações internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi professor de relações internacionais na Faculdade Santa Marcelina entre 2007 e 2011. Foi fundador e atualmente integra o Conselho Diretor da Conectas Direitos Humanos. É membro do Conselho Diretor da WINGS – Worldwide Initiatives for Grantmaker Support e do Conselho do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. É membro do Conselho Diretor da Oxfam Brasil e integra a Força-Tarefa de Finanças Sociais, iniciativa que busca fortalecer o campo de negócios de impacto social no Brasil.

Beatriz Azeredo

TV Globo

Doutora em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Diretora de Responsabilidade Social da TV Globo e professora ADJUNTA do Instituto de Economia da UFRJ.

Foi Assessora Técnica na Assembléia Nacional Constituinte e no Congresso Nacional e Diretora de Políticas Sociais do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) em 1995. Foi Superintendente e Diretora das Áreas de Desenvolvimento Social, Infra-Estrutura Urbana e Planejamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no período 1996/2002. Sua tese de Doutorado (1997) resultou no livro Políticas Públicas de Emprego – A Experiência Brasileira. É líder-parceira da Avina e Senior Fellow do Synergos.  Foi Diretora do Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP), e também do Instituto Desiderata de 2003 a 2011.

Denis Mizne

Fundação Lemann

Denis Mizne, Diretor Executivo da Fundação Lemann. Denis é advogado formado pela USP e foi visiting scholar no Human Rights Advocates Program, na Universidade Columbia, e Yale World Fellow, na Universidade Yale. Fundou e preside o Conselho do Instituto Sou da Paz. É ainda membro do Conselho da Fundação Roberto Marinho e do GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas.

Marcelo Furtado

Instituto Arapyaú

Engenheiro químico com mestrado em energias renováveis pela Escola de Engenharia Elétrica da Universidade de São Paulo e membro do programa da Yale World Fellow. É diretor-executivo do Instituto Arapyaú. Trabalhou por 24 anos no Greenpeace e foi diretor-executivo da organização no Brasil entre 2008 e 2013. No Greenpeace, coordenou a campanha internacional pela proibição do comércio internacional de lixo tóxico, promoveu a produção limpa na área de tecnologias industriais e coordenou campanhas nas áreas de Florestas e Oceanos. Trabalhou com a promoção de fontes renováveis de energia e políticas públicas para mudanças climáticas nos últimos 20 anos. Antes de atuar no terceiro setor, trabalhou na indústria química e em consultoria nas áreas de tecnologia e inovação.

Patrocinadores

Platinum

Parceiro institucional

Parceiros de comunicação