As relações público-privadas estão presentes em diversas dimensões do investimento social, mas talvez seja na educação que elas assumem um caráter mais marcante. A melhoria da educação passa necessariamente pelo enfrentamento de sua dimensão pública e, portanto, não pode ser pensada de forma dissociada da ação do Estado. A educação é também o campo em que institutos e fundações brasileiros atuam com mais intensidade, buscando caminhos para ampliar sua contribuição para a melhoria do acesso e da qualidade da educação pública. É também por meio da relação com as políticas públicas que investidores sociais privados procuram ampliar a escala de suas ações, envolvendo-se em relações com instituições públicas em todas as esferas. A recente discussão em torno da construção de uma Base Nacional Comum Curricular, em que diversos institutos e fundações se envolveram intensamente, traz um exemplo do potencial e das dificuldades na relação público-privada no campo da educação. Nessa sessão serão discutidos os desafios, aprendizados e oportunidades da relação entre investidores sociais privados e governos no campo da educação.

Local: sala rosa – 1º andar

Denis Mizne

Fundação Lemann

Denis Mizne, Diretor Executivo da Fundação Lemann. Denis é advogado formado pela USP e foi visiting scholar no Human Rights Advocates Program, na Universidade Columbia, e Yale World Fellow, na Universidade Yale. Fundou e preside o Conselho do Instituto Sou da Paz. É ainda membro do Conselho da Fundação Roberto Marinho e do GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas.

Priscila Cruz

Todos Pela Educação

Priscila Cruz é fundadora e presidente-executiva do movimento Todos Pela Educação. Graduada em Administração (FGV) e Direito (USP), mestre em Administração Pública (Harvard Kennedy School), foi coordenadora do ano do voluntariado no Brasil e do Instituto Faça Parte, que ajudou a fundar.

Ricardo Henriques

Instituto Unibanco

Ricardo Henriques, economista, é superintendente executivo do Instituto Unibanco. Foi Secretário Nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação e Secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento Social. No Rio de Janeiro foi Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e Presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos. É membro do Conselho de Administração do Instituto Internacional de Planejamento da Educação (IIEP) da UNESCO.

Rossieli Soares da Silva

Secretaria de Estado de Educação do Amazonas

Rossieli Soares da Silva é Secretário de Estado de Educação do Amazonas desde 2012. Advogado, Rossieli ingressou na Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc) em 2008, exercendo primeiramente o cargo de diretor do Departamento de Planejamento (Deplan).

Patrocinadores

Platinum

Parceiro institucional

Parceiros de comunicação