Observamos a emergência de experimentos que buscam enfrentar a insatisfação dos cidadãos com a democracia representativa como a conhecemos. Tal descontentamento, que se verifica em todo o mundo, vem inspirando ações transformadoras que permitem imaginar a renovação de práticas democráticas. Indivíduos, organizações e Estado vêm se articulando e o resultado são iniciativas que buscam ressignificar transparência, accountability, participação e pedagogia política. Há um ecossistema emergente composto por diferentes atores públicos e privados, repleto de potências e desafios que requerem atenção.

Neste contexto, é importante identificar e aproximar atores e avançar no entendimento de como fortalecer experimentos exitosos e criar as condições para que novos surjam. Faz-se necessária uma reflexão sobre inovação política, bem como a função do investimento social privado nesse processo de construção de novas práticas – objetivo deste painel.

Local: sala rosa – 1º andar

Alexandre Schneider

Instituto Arapyaú

Responsável pelos programas Inovação na Política e Cidades e Territórios do Instituto Arapyaú, Alexandre Schneider é mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas e pesquisador do Centro de Economia e Política do Setor Público da mesma escola. Foi chefe de gabinete das Secretarias de Transportes e de Segurança Pública do Estado de São Paulo (governo Mário Covas), onde liderou as equipes que desenvolveram e implantaram a Delegacia Eletrônica e o Infocrim. Foi gerente de políticas públicas da Fundação Abrinq, secretário adjunto de Governo e secretário de Educação do município de São Paulo (2006/2012). Como secretário, reestruturou a carreira do magistério, implantou o currículo e o sistema de avaliação externa, ampliou o tempo dos alunos do Ensino Fundamental na escola de 4 para 5 horas diárias, criou 300 mil vagas em atividades no contraturno escolar, multiplicou por 3,5 o número de matrículas em creches e implantou políticas de educação inclusiva e de sustentabilidade na rede municipal.

Ana Carolina Evangelista

Avina

Ana Carolina é formada em relações internacionais e mestre em relações internacionais (PUCC-SP) e gestão pública (FGV-SP). Sempre atuou no campo das políticas públicas locais e de participação social, em organizações governamentais e não governamentais. Desde 2010 é gerente de programas da Fundación Avina, com foco no acompanhamento de iniciativas de inovação política na América Latina.

Caio Tendolini

Update

Caio Tendolini é economista e ativista. Trabalhou em empresa, ONG e militou em movimento social e partido político. Hoje desenvolve o Update, um projeto focado na compreensão e impulso do campo de inovação política na América Latina.

Julia Carvalho

Labhacker e Ocupa Conselho

Coordenadora de jogos políticos no LabHacker, um ponto de cultura que é um laboratório de política, tecnologia e educação.
Co-criadora do Fast Food da Política, jogos que gamificam o sistema político brasileiro brasileiro. Co-idealizadora do OcupaConselho.

Thiago Rondon

AppCívico

Diretor executivo na EOKOE e no AppCívico, iniciativa apoiada pelo Fundo Acelerador de Inovações Cívica da Fundación Avina e Omidyar Network, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento e a utilização de aplicativos cívicos na América Latina. Coordenador do Gastos Abertos da Open Knowledge Brasil, que tem como objetivo melhorar a participação cidadã e prestação de contas pelos municípios do orçamento público.

Patrocinadores

Platinum

Parceiro institucional

Parceiros de comunicação