Qual é o sentido público do investimento social privado no Brasil? São muitas as questões que tangenciam esse tema. Como as Fundações, Institutos e empresas estão se organizando para que haja um alinhamento entre o investimento social privado, o trabalho das organizações não governamentais e o encaminhamento das políticas públicas ? Como avançar a fim de contribuir de maneira mais incisiva para converter em realidade as apostas feitas pela maioria dos investidores sociais privados nas potencialidades de uma educação pública de qualidade para todos? O alinhamento das estratégias das empresas e dos institutos e fundações ajuda ou atrapalha o potencial do investimento social realizado? Os relatórios sociais das empresas e fundações praticam uma transparência seletiva? Essas e outras questões serão debatidas por 4 especialistas, mediados pela jornalista Mônica Waldvogel, baseados nos depoimentos de formadores de opinião (executivos de empresas, organizações sociais, jovens empreendedores e acadêmicos).

Local: Teatro Raul Cortez – 2º andar

Andre Degenszajn

GIFE

Andre Degenszajn é Secretário-Geral do GIFE. É bacharel e mestre em relações internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi professor de relações internacionais na Faculdade Santa Marcelina entre 2007 e 2011. Foi fundador e atualmente integra o Conselho Diretor da Conectas Direitos Humanos. É membro do Conselho Diretor da WINGS – Worldwide Initiatives for Grantmaker Support e do Conselho do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. É membro do Conselho Diretor da Oxfam Brasil e integra a Força-Tarefa de Finanças Sociais, iniciativa que busca fortalecer o campo de negócios de impacto social no Brasil.

Beatriz Azeredo

TV Globo

Doutora em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Diretora de Responsabilidade Social da TV Globo e professora ADJUNTA do Instituto de Economia da UFRJ.

Foi Assessora Técnica na Assembléia Nacional Constituinte e no Congresso Nacional e Diretora de Políticas Sociais do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) em 1995. Foi Superintendente e Diretora das Áreas de Desenvolvimento Social, Infra-Estrutura Urbana e Planejamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no período 1996/2002. Sua tese de Doutorado (1997) resultou no livro Políticas Públicas de Emprego – A Experiência Brasileira. É líder-parceira da Avina e Senior Fellow do Synergos.  Foi Diretora do Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP), e também do Instituto Desiderata de 2003 a 2011.

Ilona Szabó

Instituto Igarapé

Ilona Szabó de Carvalho é especialista em redução da violência e política de drogas, com experiência no Brasil e no mundo. É fundadora e diretora do Instituto Igarapé, um think- and-do tank baseado no Rio de Janeiro. É também coordenadora-executiva do Secretariado da Comissão Global de Políticas sobre Drogas e foi também membro do secretariado da Comissão Latino-americana sobre Drogas. Em 2015, Ilona foi nomeada para a Rede de Jovens Lideranças Globais (Young Global Leaders), do Fórum Econômico Mundial, e para a rede de Lideranças Responsáveis.

Mônica Waldvogel

TV Globo

Mônica Waldvogel é formada em Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da USP e começou a carreira como repórter de revistas especializadas em agricultura e comércio exterior.  Na Rede Globo, participou do projeto Brasil 500 Anos e, na Globo News, atuou como entrevistadora e apresentadora do programa Sem Fronteiras , sobre política internacional. Na Record, nos anos de 2001 e 2002, foi editora-chefe, âncora e comentarista do telejornal Fala Brasil. Como produtora independente, realizou e participou como entrevistadora do talk-show Dois a Um, exibido pelo SBT. Idealizadora do programa Saia Justa exibido pelo Canal GNT, atuou durante 11 anos como responsável pelo conteúdo editorial, apresentação e mediação do debate. Também colabora, como articulista, em diversas publicações e jornais. Na Globo News em março de 2006, assumiu a bancada paulista do Jornal das Dez. Em 2008 foi convidada para atuar como apresentadora e entrevistadora do programa “Entre Aspas” um programa de debates ao vivo.

Ricardo Abramovay

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP)

Ricardo Abramovay é Professor Sênior do Instituto de Energia e Ambiente da USP, autor de Beyond the Green Economy (Routledge) e coautor de Lixo Zero: Gestão de Resíduos Sólidos para uma Sociedade mais Próspera (Planeta Sustentável/Abril). É formado em filosofia pela Université de Paris X Nanterre, mestre em política pela FFLCH/USP e doutor em sociologia pelo IFCH/UNICAMP. Fez pós-doutorado na Fondation Nationale des Sciences Politiques e na École des Hautres Études en Sciences Sociales.

Patrocinadores

Platinum

Parceiro institucional

Parceiros de comunicação