O painel abordará o investimento social do BNDES e sua relação com os principais investidores sociais privados do Brasil a partir de seus programas Fundo Amazonia, Subcredito/ISE e o Fundo Social. Serão apresentados a estratégia, o funcionamento e a gestão desses mecanismos de disponibilização de crédito e será discutido o seu impacto no setor do investimento social privado como um todo. A articulação com programas de políticas públicas, o marco regulatório que envolve essas relações público-privadas, e o significado do volume de recursos bem como  seu potencial de gerar transformação social serão temas centrais. Qual a visão do BNDES sobre seu papel indutor de políticas públicas a partir do investimento social privado? Como essas parcerias têm contribuído para o desenvolvimento social do país? Que contornos esses mecanismos imprimem às relações entre o público e o privado na produção do bem público? Como essas relações podem ser aprimoradas e ampliadas, englobando mais e melhores políticas públicas? Essas e mais questões serão dialogadas neste painel em uma conversa com o BNDES.

Local: sala azul – 1º andar

Andre Degenszajn

GIFE

Andre Degenszajn é Secretário-Geral do GIFE. É bacharel e mestre em relações internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi professor de relações internacionais na Faculdade Santa Marcelina entre 2007 e 2011. Foi fundador e atualmente integra o Conselho Diretor da Conectas Direitos Humanos. É membro do Conselho Diretor da WINGS – Worldwide Initiatives for Grantmaker Support e do Conselho do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. É membro do Conselho Diretor da Oxfam Brasil e integra a Força-Tarefa de Finanças Sociais, iniciativa que busca fortalecer o campo de negócios de impacto social no Brasil.

Cloves Carvalho

Instituto Votorantim

Cloves Otávio Nunes de Carvalho atua no Grupo Votorantim desde abril/2008, quando ingressou na Votorantim metais, onde atuou nas áreas de Gestão, RH e Industrial. A partir de Abril/2013 passou ocupar o cargo de Diretor do Instituto Votorantim.
Formado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto, possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral.
Atuou por 22 anos na Alcan/Novelis do Brasil, exercendo entre outras funções, os cargos de gerente de Recursos Humanos e diretor de Operações de Alumínio Primário.
Atualmente também preside o Conselho Diretor da Fundação Gorceix, entidade de apoio à Universidade Federal de Ouro Preto, que tem por objetivo contribuir com a formação profissional de alunos carentes e com o desenvolvimento científico e tecnológico da indústria minero-metalúrgica brasileira.

Isis Pagy

Fundação Vale

Diretora da Área de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da Vale.  Diretora Presidente da Fundação Vale. Economista.

Mais de 30 anos de experiência no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em especial nas Áreas Social e de Cultura.

 

Marcelo Porteiro

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

Patrocinadores

Platinum

Parceiro institucional

Parceiros de comunicação