A busca por maior incidência do investimento social privado em saúde deve partir da compreensão da organização do sistema de saúde brasileiro bem como das realidades regionais do país. A análise desse contexto torna possível perceber o diálogo intragovernamental e intersetorial e, sobretudo, junto à comunidade, como fundamental para o sucesso das iniciativas. Ações mais efetivas nesse campo, portanto, devem partir da perspectiva da intervenção integrada no território, capaz de potencializar recursos e construir ações duráveis que contribuam para melhoria dos indicadores de saúde da população mais vulnerável, promovendo qualidade de vida e desenvolvimento humano. São indispensáveis nesse caminho o aprimoramento de mecanismos de gestão que visem à execução de uma política de Estado transversal, integrada e intersetorial, que estimule o debate entre as diversas áreas do setor sanitário, os outros setores governamentais, os setores privados, não governamentais e a sociedade, a fim de compor redes de compromisso e corresponsabilidade quanto à qualidade de vida da população. Neste painel, serão discutidas as possibilidades de atuar de forma intersetorial e cooperativa na área de saúde, evidenciando caminhos para uma atuação mais efetiva do investimento social privado nesta agenda.

Local: sala cinza – 3º andar

 

Apresentações:

Apresentação_Ana Carolina Velasco

Apresentação_Germano Guimarães_Parte1

Apresentação_Germano Guimarães_Parte2

Apresentação_Januario Montone

Apresentação_Regina Esteves

Ana Carolina Velasco

GIFE

Ana Carolina Velasco é Gerente de Relacionamento e Articulação do GIFE e lidera a iniciativa das redes temáticas.
Formada em administração hoteleira, pós graduada em Marketing e cursando Máster em Sustentabilidade pela FGV.
Trabalhou na área de vendas e marketing de empresas do setor hoteleiro, na área de responsabilidade social da UNICA – União da agroindústria canavieira de São Paulo e Instituto Gesc – Gestão para entidades da sociedade civil. Participou da fundação e foi conselheira da ABRAPS – Associação brasileira dos profissionais de sustentabilidade e é jurada de vários prêmios em Investimento Social Privado.

Germano Guimarães

Instituto Tellus

É graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e pós-graduado em Liderança Global pela Georgetown University em Washington. Trabalhou na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. No Governo Federal, trabalhou no Conselho Administrativo de Defesa Econômica em Brasília. Foi assessor De Gabinete da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Trabalhou no Instituto Endeavor. Ex-presidente do iClass – Associação Iberoamericana de Liderança para a Competitividade e cofundador do Big Bang – Encontro de jovens líderes e empreendedores da América La.na. Atualmente é Diretor e Cofundador do Instituto Tellus. Em 2010 foi duplamente premiado pelo Prêmio Mario Covas nas categorias de Inovação e Excelência em Gestão Pública. Hoje faz parte do Conselho Consultivo do Instituto Natura, membro do Conselho Consultivo do Centro Ruth Cardoso e curador do Global Shapers do World Economic Forum.

Henrique Jorge Javi de Sousa

Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Ceará

Secretário de de Saúde do Governo do Estado do Ceará. Licenciado em Física pela Universidade Estadual do Ceará. Atuação em Gestão no Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, com ênfase às áreas de gestão estratégica, gerenciamento por processos, certificação e estatística hospitalar baseada em Microsoft Excel(R). Entusiasta de modelos inovadores de gestão envolvendo BSC (Balanced Scorecard) e Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Atuou como Coordenador e Oficial de Risco no Programa de Expansão e Melhoria da Atenção Especializada em Saúde do Governo do Estado do Ceará.

Januario Montone

Inova Saúde

Foi Secretário Municipal da Saúde de São Paulo (2007 a 2012) e de Gestão (2005 a 2007). Na administração pública há trinta anos, participou da regulação do setor de saúde suplementar e da criação da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, da qual foi o primeiro Diretor-Presidente (1999 a 2003). No Ministério da Saúde participou da criação da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Atuou como consultor da UNESCO e do Banco Mundial e na Prefeitura de Campinas foi Secretário de Administração e de Recursos Humanos. Hoje é Sócio-Diretor da consultoria Monitor Saúde e Consultor de Projetos da FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Atua como palestrante e professor de cursos de especialização (MBA e Economia da Saúde da UNIFESP e CLP – Centro de Liderança Pública), além de liderar a organização do Instituto INOVA Saúde dedicado a incentivar a integração do SUS e da Saúde Suplementar.

Regina Célia Esteves

Comunitas

Formada em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Universitária, Regina Célia Esteves de Siqueira atuou como diretora de Projetos Especiais do Gabinete do Ministro da Educação, Paulo Renato Souza. De 1996 a 2002, atuou junto ao Conselho da Comunidade Solidária, na Presidência da República. Desde 2009, responde pela gestão do Centro Ruth Cardoso – criado em 2009 por sua mantenedora AlfaSol – e da Comunitas – Parcerias para o Desenvolvimento Solidário, como Diretora-Presidente. Participa de diversos conselhos, dentre eles: conselho curador Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), conselho Social da FIESP, conselho de Educação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do conselho deliberativo do Guia Exame de Sustentabilidade.

Patrocinadores

Platinum

Parceiro institucional

Parceiros de comunicação