Esta é uma atividade participativa em que todos os inscritos no Congresso GIFE serão convidados a debater e dialogar sobre os principais pontos de tensão e de convergência nas relações entre o público e o privado, buscando caminhos para preservar ou fortalecer o sentido público do investimento social. Três campos dessas relações serão abordados: o investimento social com a sociedade; o investimento social com o Estado; e o investimento social com as empresas, em três oficinas diferentes. As propostas construídas nessa atividade serão levadas para o painel de encerramento do Congresso e, tendo-as como referência, especialistas debaterão proposições para o presente do investimento social privado no Brasil que podemos.

Os participantes escolherão participar em uma das três salas abaixo. A sessão será conduzida por uma dupla composta por um facilitador e um palestrante:

1. Investimento social e sociedade civil [SALA VERDE]

Marcelo Furtado (palestrante) e Antonio Luiz de Paula e Silva (facilitador)

2. Investimento social e governo [SALA AZUL]

Denis Mizne (palestrante) e Daniel Brandão (facilitador)

3. Investimento social e empresas [SALA ROSA]

Beatriz Azeredo (palestrante) e Rafael Oliva (facilitador)

Antonio Luiz de Paula e Silva

Instituto Fonte

Trabalha com organizações da sociedade civil e desenvolvimento social no Brasil desde 1989. Tornou-se um profissional que trabalha com desenvolvimento, facilitador, com conhecimento profundo em três áreas: aprendizagem, planejamento e governança. Trabalha ativamente no apoio ao desenvolvimento de iniciativas sociais, em consultoria, coaching e formação. É associado do Instituto Fonte, fellow da Ashoka Empreendedores Sociais e professor na pós-graduação de três instituições de ensino em Bauru: SENAC, Instituição Toledo de Ensino e Universidade do Sagrado Coração. É membro do conselho consultivo da Move Social e foi membro do Conselho de Pais da Viver Escola Waldorf de Bauru, da Associação de Pedagogia Social de Base Antroposófica no Brasil, do Conselho do Instituto Geração, da Escola Waldorf Rumo do Girassol, da Diretoria do Centro Paulus de Estudos Goetheanísticos, do Conselho do Instituto Sumaúma e participou no Comitê São Paulo dos Patrners of Americas. Na academia, é mestre em administração de empresas pela FEA (USP, 2001) e engenheiro agrônomo pela ESALQ (USP, 1985).

Beatriz Azeredo

TV Globo

Doutora em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Diretora de Responsabilidade Social da TV Globo e professora ADJUNTA do Instituto de Economia da UFRJ.

Foi Assessora Técnica na Assembléia Nacional Constituinte e no Congresso Nacional e Diretora de Políticas Sociais do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) em 1995. Foi Superintendente e Diretora das Áreas de Desenvolvimento Social, Infra-Estrutura Urbana e Planejamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no período 1996/2002. Sua tese de Doutorado (1997) resultou no livro Políticas Públicas de Emprego – A Experiência Brasileira. É líder-parceira da Avina e Senior Fellow do Synergos.  Foi Diretora do Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP), e também do Instituto Desiderata de 2003 a 2011.

Daniel Brandão

Move

Mestre em Educação pela PUC / São Paulo. Bacharel em engenharia agronômica pela ESALQ-USP. Trabalhou como analista de projetos para a América Latina na Fundação W.K.Kellogg. Compôs o grupo fundador do Instituto Fonte. Foi líder da frente de formação da Rede Brasileira de Avaliação. Atuou como docente em cursos de extensão em diversas universidades brasileira. Associado à American Evaluation Association (AEA) e autor de artigos sobre avaliação, tem dedicado especial atenção para projetos de educação, meio-ambiente e direitos humanos.

Denis Mizne

Fundação Lemann

Denis Mizne, Diretor Executivo da Fundação Lemann. Denis é advogado formado pela USP e foi visiting scholar no Human Rights Advocates Program, na Universidade Columbia, e Yale World Fellow, na Universidade Yale. Fundou e preside o Conselho do Instituto Sou da Paz. É ainda membro do Conselho da Fundação Roberto Marinho e do GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas.

Marcelo Furtado

Instituto Arapyaú

Engenheiro químico com mestrado em energias renováveis pela Escola de Engenharia Elétrica da Universidade de São Paulo e membro do programa da Yale World Fellow. É diretor-executivo do Instituto Arapyaú. Trabalhou por 24 anos no Greenpeace e foi diretor-executivo da organização no Brasil entre 2008 e 2013. No Greenpeace, coordenou a campanha internacional pela proibição do comércio internacional de lixo tóxico, promoveu a produção limpa na área de tecnologias industriais e coordenou campanhas nas áreas de Florestas e Oceanos. Trabalhou com a promoção de fontes renováveis de energia e políticas públicas para mudanças climáticas nos últimos 20 anos. Antes de atuar no terceiro setor, trabalhou na indústria química e em consultoria nas áreas de tecnologia e inovação.

Rafael Oliva

Consutor independente

Rafael Oliva, consultor e pesquisador, é graduado e mestre em Economia pelo Instituto de Economia da Unicamp e doutor em Administração Pública e Governo pela EAESP-FGV.

Patrocinadores

Platinum

Parceiro institucional

Parceiros de comunicação