Palestrantes confirmados

 

Palestrantes em ordem alfabética

Adriana Martinelli

Adriana Martinelli

Formada em Fonoaudiologia pela PUC-SP, com especialização em Psicopedagogia – Teoria e Prática e em Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação pela Escola do Futuro/USP. Atuou como coordenadora da Área de Educação e Tecnologia do Instituto Ayrton Senna de 1999 até início de 2013. Hoje, atua como consultora em projetos e processos de inovação na educação para incorporar uso de novas tecnologias às práticas de ensino e aprendizagem. Atualmente, tem assessorado projetos para Secretaria de Educação de SP, Instituto Singularidades, Instituto CESAR, Fundação Telefônica e Colégio Oswald de Andrade.

Voltar para os palestrantes
EMPREENDEDOR SOCIAL 2013

Alessandra Orofino , empresa: Meu Rio

Alessandra é co-fundadora e Diretora Executiva do Meu Rio, a Rede de Mobilização carioca que conta com cerca de 120 mil membros dedicados à causas diversas na cidade do Rio de Janeiro. Economista especializada em Direitos Econômicos, Sociais e Culturais pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque, Alessandra foi uma das primeiras integrantes da equipe da Purpose, incubadora cujos fundadores foram responsáveis por organizações como GetUp, Avaaz e AllOut. Além de dirigir a equipe do Meu Rio e supervisionar a expansão da Rede para São Paulo, Alessandra contribui com publicações especializadas em ativismo e mobilização, e ajudou a desenhar o currículo do mestrado em Design Para Inovação Social da School of Visual Arts, também em Nova Iorque.

Voltar para os palestrantes
Alquermes Valvasori

Alquermes Valvasori , empresa: Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Limeira - SP

Formado em Ciências Econômicas pela PUCCamp e em Filosofia e Teologia pelo IFT- Petrópolis- RJ, Mestre em Ética e Moral pela Accademia Alfonsiana  - Roma e  Doutor em Bioética pela mesma Accademia. Atualmente, Alquermes é professor de Bioética no curso de pós graduação do Centro Universitário São Camilo – São Paulo e professor de Biodireito do curso de direito no Instituto Superior de Ciências Aplicadas – Limeira SP. Alquermes Valvasori é Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Limeira SP.
Voltar para os palestrantes
Ana Maia

Ana Christina Maia , empresa: BNDES

Ana Maia atualmente é chefe do departamento de Políticas Operacionais, Articulação e Sustentabilidade, da Área de Planejamento do BNDES. É graduada em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Planejamento Energético e Ambiental pela COPPE/UFRJ. É empregada do Banco desde 1993, tendo trabalhado em projetos de investimento de diversos setores, com ênfase na análise de aspectos sociais, ambientais e de desenvolvimento urbano e regional. Desde 2008, está como responsável por iniciativas relacionadas à gestão da sustentabilidade no Banco e em 2011 participou do grupo para a revisão do Relatório Anual do BNDES. Antes do BNDES trabalhou também no setor privado e na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Clique aqui e acesse a apresentação em power point que deu subsidio a participação de Ana Christina Maia na sessão “Investimento Social em políticas públicas” no 8 Congresso GIFE.

Voltar para os palestrantes
Ana Lima

Ana Lúcia Lima , empresa: Instituto Paulo Montenegro

Ana Lúcia é Economista. Iniciou sua carreira de pesquisa na Itália e, a partir de 1987, no IBOPE, em São Paulo. Coordenando a área de pesquisa de Mídia, liderou a expansão das operações do IBOPE para 12 países da América Latina. Assumiu a Direção Executiva do Instituto Paulo Montenegro – entidade sem fins lucrativos apoiada pelas empresas do Grupo IBOPE para atuar em projetos na área de educação e mobilização comunitária – em 2005. À frente do Instituto Ana Lúcia é responsável pela concepção e disseminação dos programas “Nossa Escola Pesquisa sua Opinião” e “PerguntAção”, bem como pela coordenação do Inaf- Indicador de Alfabetismo Funcional. Tem também atuado em parceria com outras organizações e programas de investimento social em projetos de pesquisa nas áreas de educação e avaliação.

Voltar para os palestrantes
Ana Toni

Ana Toni , empresa: GIP - Gestão de Interesse Público, Pesquisa e Consultoria

Sócia-fundadora do Gestão de Interesse Público, Pesquisa e Consultoria (GIP), Ana Toni foi diretora da Fundação Ford no Brasil de 2003 a 2011. Antes de ingressar na Fundação Ford, ela trabalhou para a ActionAid (na Grã–Bretanha e Brasil), o Greenpeace Internacional (na Holanda e Alemanha) e a TV Globo (na Grã–Bretanha). Ana é atualmente é Presidente do Conselho do Greenpeace Internacional e Conselheira do Wikipedia Foundation, do Fundo Baoba e do Le Monde Diplomatique Brasil . Ana é formada em Economia e Estudos Sociais na universidade de Swansea, mestre em Políticas da Economia Mundial pela London School of Economics and Political Sciences, e doutoranda em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Voltar para os palestrantes
Andre Degenszajn

Andre Degenszajn , empresa: GIFE

Andre Degenszajn é Secretário-Geral do GIFE. É bacharel e mestre em relações internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi professor de relações internacionais na Faculdade Santa Marcelina entre 2007 e 2011. Atua em organizações da sociedade civil desde 2001, foi fundador e atualmente integra o Conselho Diretor da Conectas Direitos Humanos.

Voltar para os palestrantes
Andreia Rabetim

Andreia Rabetim , empresa: Fundação Vale

É administradora, atualmente, responsável pela Área de Parcerias Intersetoriais da Fundação Vale.  Reúne 21 anos de experiência no terceiro setor, atuou como Gerente de Desenvolvimento e Inovações Sociais do Centro de Integração Empresa Escola do Rio de Janeiro – CIEE Rio. É conselheira do Programa Vencer, uma iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Partners of América e  fellow/coach do Centre for Development and Population Activities – CEDPA. Diplomada em Gestão da Sustentabilidade, pela Universidade de Lueneburg, Alemanha, Master em Marketing pelo IBMEC Business School, com especialização em Desenvolvimento de Liderança – Massachusetts Institute of Technology – MIT e Desenvolvimento de Cidades e Territórios – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Voltar para os palestrantes
Anna Peliano

Anna Peliano , empresa: Comunitas

Socióloga, pós-graduada em Política Social pela UnB, foi Técnica de Pesquisa e Planejamento do IPEA de 1975 a 2013, aonde elaborou e publicou trabalhos na área social tendo como foco a formulação e avaliação de políticas públicas. Já coordenou uma série de estudos, entre eles: o Mapa da Fome que subsidiou o trabalho de Herbert de Souza, o Betinho, na Campanha Nacional de Combate à Fome; a primeira Pesquisa Ação Social das Empresas (2001); três edições do estudo “As Fundações Privadas e Associações Sem Fins Lucrativos no Brasil” (divulgada pelo IBGE, IPEA, ABONG e GIFE) e a pesquisa “Mudanças climáticas, pobreza e desigualdades: novos desafios para a ação social das empresas” (2010). Dentre as inúmeras funções exercidas destacam-se as seguintes: Coordenadora do Programa de Estudos da Fome da UNB; Secretária-Executiva da Comunidade Solidária; Diretora de Política Social e Coordenadora de Estudos de Responsabilidade Social do IPEA. Atualmente coordena a Pesquisa Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC), conduzida pela COMUNITAS, participa, como bolsista do Ipea, do projeto “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio” e é membro do Grupo de Pesquisa de Nutrição e Pobreza do IEA-USP.

Voltar para os palestrantes
Anna Penido

Anna Penido , empresa: Instituto Inspirare

Anna Penido é Diretora do Instituto Inspirare. Jornalista formada pela UFBA, com especialização em Direitos Humanos pela Universidade de Columbia e em Gestão Social para o Desenvolvimento pela UFBA. Em 2011, participou do programa Advanced Leadership Initiative da Universidade de Harvard. Trabalhou como repórter para o jornal Correio da Bahia e para as revistas Veja Bahia e Vogue. Integrou as equipes da Fundação Odebrecht e do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia. Fundou e dirigiu a CIPÓ – Comunicação Interativa, da qual é conselheira. Coordenou o escritório do UNICEF para os Estados de São Paulo e Minas Gerais. É fellow Ashoka Empreendedores Sociais e líder Avina.

 

Voltar para os palestrantes
Beatriz Gerdau

Beatriz Gerdau Johannpeter , empresa: Gerdau

Presidente do Conselho de Governança do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas). Vice-Presidente do Conselho do Instituto Gerdau. Membro do Conselho do Todos Pela Educação, do Conselho da Fundação Victor Civita, do Conselho da Fundação Iberê Camargo, do Conselho da Fundação Bienal do Mercosul, do Comitê de Governança do Prêmio Gestão Escolar, do Comitê de Novos Líderes da Comunitas e fundadora do grupo Geração Brasil Melhor. Na governança da Familia Gerdau Johannpeter, atua como conselheira, tendo exercido papel de liderança nos anos de 2010 e 2011. Beatriz é formada em Arquitetura, tem capacitação em Investimento Social pelo IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) e em Responsabilidade Social Empresarial pela Harvard Business School.

Voltar para os palestrantes
Bernardo Gradin

Bernardo Gradin , empresa: GranBio

Fundador da GranBio e Co-fundador do Instituto Inspirare e do Porvir. Formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da UFBA (1988), com MBA pela The Warton School of Business (1993) e MA pela Universidade da Pensilvânia (1993). Trabalhou no Grupo Odebrecht de 1988 a 2010, nas áreas de infraestrutura e petroquímica no Brasil e nos EUA. Foi Presidente da Braskem de 2008 a 2010. Em Junho, 2011 fundou a GranBio e em 2012 co-fundou o Instituto Inspirare e o Porvir. É membro dos conselhos da Abiquim e CNPEM.

Voltar para os palestrantes
Caio Magri

Caio Magri , empresa: Instituto Ethos

Sociólogo pela Universidade de São Paulo é o atual diretor executivo de operações, práticas empresariais e políticas públicas do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Foi gerente de políticas públicas da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e coordenador do Programa de Políticas Públicas para a Juventude da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto/São Paulo. Integrou em 2003 a assessoria especial do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Programa Fome Zero.

Voltar para os palestrantes
Carlos Souza

Carlos Souza , empresa: Veduca

Carlos Souza é o CEO e fundador do portal Veduca, empresa que tem o propósito de democratizar a educação de alta qualidade no Brasil e Mercados Emergentes através de videoaulas das melhores universidades do Brasil e do mundo: de graça, na língua nativa, de forma contextualizada/personalizada, e com certificação. Sua empresa, que lançou os primeiros MOOCs da América Latina, tem +5.700 videoaulas de 19 das melhores universidades do mundo, curadas, organizadas e com legendas em português. Carlos tem 9 anos de experiência em Marketing na P&G, sendo responsável por Pampers, Gillette, Ariel / Ace, no Brasil e na América Latina. Antes de ingressar na P&G, Carlos trabalhou no Banco CSFB Garantia. Ele é formado em Engenharia Aeronáutica pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (Brasil).

Voltar para os palestrantes
Carol Tokuyo

Carol Tokuyo , empresa: Fora do Eixo

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de São Carlos, onde participou da criação e implementação da Rádio UFSCar e Festival Multimídia CONTATO de 2007 a 2010. Foi co­fundadora do Ponto de Articulação Fora do Eixo Massa Coletiva ­ Núcleo Cooperativo de Comunicação e Cultura de São Carlos (SP), onde atuou como gestora do Núcleo de sustentabilidade e coordenadora do Sistema Marciano de trocas, sistema solidário de crédito da moeda social Marcianos. Foi Coordenadora Geral da Associação Caminho das Artes de 2010 a 2013, responsável pelo Ponto de Cultura Independência ou Marte ­ Conexões Solidárias, premiado no Edital de Mídias Livres de 2010 e selecionado no Prêmio Internacional da Diversidade Cultural da UNESCO. É articuladora do Fora do Eixo, rede de cultura e comunicação que conecta cerca de 300 cidades do Brasil, desde 2007, onde passou pelos núcleos de Sustentabilidade, desenvolvendo as funções de gestão do Fundo Fora do Eixo (2010) e equipe do Banco Fora do Eixo (2011); foi gestora da Universidade Livre Fora do Eixo (2010 a 2013) e; atua desde 2010 como uma das articuladoras da Universidade das Culturas, rede latinoamericana de iniciativas de formação livre. Atualmente é gestora da frente de Relações Internacionais do Fora do Eixo, articulando em mais de 30 países projetos como Circula Cultura, Proyecto JUNTXS, Minka ­ Banco de las Redes, Circuito Cone Sul, OLA ­ Agencia Continental de Comunicación e Cultura de Red ­ Gestión de Redes y Cooperación na Iberoamerica.

Voltar para os palestrantes
Cassio Martinho

Cássio Martinho , empresa: Rede Sustentabilidade

Cássio Martinho é consultor e professor. Atuou com consultoria, capacitação e assessoria em gestão de redes para uma série de instituições governamentais e não-governamentais, como Fundo Nacional do Meio Ambiente, Ministério do Turismo, Fundação Avina, RedEAmérica, Instituto C&A (SP), Instituto Alana (SP), Unesp-Rede SANS (SP), Senac São Paulo, Sebrae Nacional, Prefeitura Municipal de Vitória (ES), Prefeitura de Belo Horizonte (MG), CRIA (BA), Rede Brasileira de Educação Ambiental, Rede Brasileira de Orçamento Participativo, Rede de Tecnologias Sociais (DF), entre outros. Tem atuado na orientação, formação e assessoria de várias redes de organizações da sociedade civil desde 1999. Atualmente, é um dos coordenadores-gerais do partido político Rede Sustentabilidade. Autor do livro “Redes – uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-organização” (WWF Brasil, Brasília, 2003) e co-autor e organizador de “Vida em rede: conexões, relacionamentos e caminhos para uma nova sociedade” (Instituto C&A, Barueri, 2011).

 

Voltar para os palestrantes
Christopher Stone

Christopher Stone , empresa: Open Society Foundations

Christopher Stone é o atual Presidente da Open Society Foundations e especialista internacional em reforma de justiça criminal e governança de organizações sem fins lucrativos. Antes de ingressar na Open Society, foi professor de Prática de Justiça Criminal da cátedra Guggenheim da John F. Kennedy School of Government da Universidade de Harvard, Diretor do Hauser Center for Nonprofit Organizations e do Vera Institute of Justice. Antes disso, Stone fundou o Neighborhood Defender Service of Harlem (“Serviço Defensor do bairro de Harlem”) e serviu como diretor-fundador do escritório New York State Capital Defender e da Altus Global Alliance. Christopher Stone é Bacharel pela Universidade de Harvard, Mestre em Criminologia pela Universidade de Cambridge e Doutor pela Yale Law School. Foi premiado com uma Ordem honorária do Império Britânico por sua contribuição para a reforma da justiça criminal no Reino Unido.

Clique aqui e acesse a apresentação em power point que deu subsidio à palestra de Chris Stone no 8º Congresso GIFE.

Voltar para os palestrantes
Claudia Costin

Claudia Costin , empresa: Secretaria Municipal do Rio de Janeiro

Claudia Costin é Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Foi, entre outras funções, Ministra do Ministério da Administração, Vice-Presidente executiva da Fundação Victor Civita, secretária de Previdência Complementar do Ministério de Previdência Social e Secretária de Estado da Cultura do governo do Estado de São Paulo. Tem experiência internacional como professora convidada da Universidade de Québec, gerente do Banco Mundial para a América Latina na área de Setor Público e Combate à Pobreza e consultora para os governos de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. É articulista do jornal O Estado de São Paulo e conselheira do Instituto Ecofuturo, da TNC (The Nature Conservancy), do Conselho Internacional de Sustentabilidade da Dow Chemical. Claudia é especialista em gestão de políticas públicas e cursou doutorado em Gestão, Mestrado em Economia e graduou-se em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). É professora universitária, tendo ensinado na FGV-SP, IBMEC-SP, PUC-SP, UnB e FAAP.

Voltar para os palestrantes
Claudio Sassaki

Claudio Sassaki , empresa: Geekie

Claudio Sassaki foi CFO da Petra Energia e possui quase 10 anos de experiência em bancos de investimento, tendo atuado na Goldman Sachs como Vice-Presidente e no Credit Suisse, além de outras instituições financeiras. Sassaki possui MBA e Mestrado em Educação por Stanford, e é Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela USP, onde foi aprovado em 1º lugar. Sassaki é sócio-fundador da Geekie, start up de aprendizado adaptativo que personaliza o ensino por meio da tecnologia para que cada aluno desenvolva todo o seu potencial.

Voltar para os palestrantes
Dalton Martins

Dalton Martins , empresa: Universidade Federal de Goiás

Professor no Departamento de Gestão da Informação da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e mestrado em Engenharia da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Doutor em Ciências da Informação pela ECA-USP (2009-2012), trabalhando com o tema de mapeamento, análise estrutural e dinâmica de Redes Sociais em ambientes digitais distribuídos. Tem experiências nas áreas de inclusão e cultura digital, análise de redes sociais, estudos métricos e dinâmica humana.

Clique aqui e acesse a apresentação utilizada por Dalton Martins na sessão “O poder transformador do uso de dados” no 8º Congresso GIFE.

Voltar para os palestrantes
Daniela Caldeirinha

Daniela Caldeirinha , empresa: Fundação Lemann

Daniela Caldeirinha é Jornalista pós-graduada em sócio psicologia. Coordena projetos da Fundação Lemann, entre eles a implementação da Khan Academy no Brasil. Tem experiência de mais de 10 anos coordenando a comunicação institucional de empresas e organizações não governamentais

Voltar para os palestrantes
Danilo Eiji

Danilo Eiji Lopes , empresa: Museu da Pessoa

Danilo Eiji Lopes é mestrando em História Social na Universidade de São Paulo (2011) na área de Ensino de História. Bacharel e licenciado em História pela Universidade de São Paulo (2005). Teve experiência de um ano na França tendo estudado no Instituto Rudolf Steiner em Paris (2000/2001). Atua desde 2007 como educador, pesquisador, e articulador de redes sociais pela área de Formação do Instituto Museu da Pessoa, além de ser colaborador em outras instituições de ensino, pesquisa e intervenção cultural. Também é pesquisador pelo Laboratório de Ensino e Material Didático da Universidade de São Paulo (LEMAD-USP) sendo monitor bolsista.

Voltar para os palestrantes
Denis Mizne

Denis Mizne , empresa: Fundação Lemann

Denis Mizne, 37, é diretor executivo da Fundação Lemann. Advogado formado pela USP, tem pós-graduação nas Universidades de Yale e Columbia. Fundou e dirigiu o Instituto Sou da Paz e preside seu Conselho Diretor. É Vice Presidente do Conselho do GIFE e membro do Conselho Curador da Fundação Roberto Marinho. Empreendedor Social Ashoka, Mizne teve sua trajetória reconhecida por vários prêmios, entre eles o Gus Hart Fellowship, o Trip Transformadores, o Prêmio Segurança Humana da UNESCO e o Prêmio Roberto Marinho de Cultura de Paz.

Voltar para os palestrantes
Domingos Armani

Domingos Armani

Domingos Armani é sociólogo e mestre em Ciência Política (UFRGS). Possui longa e diversificada experiência na área social, tanto no Brasil como no exterior. Sua trajetória expressa intenso envolvimento com movimentos populares, organismos pastorais, Ongs, universidades, organizações internacionais, setor público e setor corporativo. Na década de 90 trabalhou na organização de cooperação internacional britânica Christian Aid, em Londres. Desde 1997 atua como consultor com foco no tema do desenvolvimento e sustentabilidade das OSCs. Armani reside em Porto Alegre/RS.

Voltar para os palestrantes
Dudu Torres

Dudu Torres , empresa: Together

Dudu Torres tem mais de 10 anos de experiência no Design, passando por diversas áreas. Com grande foco em Experiência do Usuário, foi responsável, durante 4 anos, por todas as demandas mobile e de interface da TIM (apps, widgets, customizações, interfaces para eventos), bem como Gerente de Design da maior empresa de consumo sustentável do Brasil, o Greenvana. Em março de 2012, Dudu juntou-se à equipe da Purpose, com o objetivo de desenvolver ferramentas e movimentos que buscam engajamento social. Na Purpose, foi responsável pelo Design & UX do Meu Rio e por projetos como Uma Gota no Oceano e Minha Sampa. Dudu é Co-Fundador da Together e seu Diretor de Tecnologia e Inovação. Também é fundador da Jetsetgo, empresa focada em desenvolvimento de produtos web e mobile, bem como CEO da Do Chef Pra Vc, startup do ramo gastronômico.

Clique aqui e acesse a apresentação utilizada por Dudu Torres na Oficina de Estratégia e Design em campanhas de mobilização efetivas no 8º Congresso GIFE.

Voltar para os palestrantes
Eduardo Szazi

Eduardo Szazi , empresa: Szazi Bechara Storto Advogados

Eduardo Szazi é advogado. Em 2012, obteve seu Doutorado pela Universidade de Leiden, na Holanda, estudando o papel das ONGs nos organismos multilaterais e no direito internacional. Há mais de 20 anos trabalha com o setor sem fins lucrativos, tendo escrito diversos livros e artigos sobre a área. Atualmente, é consultor do PNUD para assuntos de reforma do marco legal e membro do Advisory Board do International Center for Not-for-Profit Law.

Voltar para os palestrantes
Emanuelle Magno

Emanuelle Magno Amaral , empresa: Santander

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo e especialista em Gestão Empresarial e Estratégia em Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Tem 16 anos de experiência no mercado financeiro, onde atuou em áreas de negócio, desenvolvimento sustentável e investimento social. Atualmente, é responsável pelo Investimento Social do Santander no Brasil e Diretora do Instituto Escola Brasil, instituto social do mesmo banco. São 7 anos de experiência atuando com os temas: Educação, Inclusão Econômica e Garantia de direitos de crianças, adolescentes e idosos.

Voltar para os palestrantes
Fabio Silveira

Fabio Silveira , empresa: Instituto Educadigital

Designer e Professor. Formado pelo Centro de Belas Artes de São Paulo, Pós Graduação em Branding e Mestrado em Educação pela Universidade Del Salvador em Buenos Aires, Argentina. Atuou durante 15 anos no mercado editorial e desenvolveu diversos projetos de design gráfico sendo finalista do IF Design Award, em Hannover, Alemanha. É professor acadêmico com experiência de 10 anos em universidades de Design. No mercado corporativo desenvolveu e aplicou cursos in company em empresas como: Bradesco, Porto Seguro, Volkswagen, Shopping Jardim Sul, Buscapé e Nespresso. Atualmente é docente e coordenador do curso de Pós Graduação em Design Editorial no IED – Istituto Europeo di Design e consultor no Instituto Educadigital.

Voltar para os palestrantes
Francisco Azevedo

Francisco Azevedo , empresa: Instituto Camargo Corrêa

Francisco de Assis Oliveira Azevedo, formado em Administração, com especialização em Desenvolvimento de Recursos Humanos, é diretor executivo do Instituto Camargo Corrêa e participa de conselhos de diversas fundações empresariais. Já ocupou os cargos de diretor executivo do Instituto Telemig Celular, representante da Fundação Avina para o sudeste do país, presidente da Fundação Acesita, presidente da Federação de Fundações de Minas Gerais (Fundamig), conselheiro diretor e conselheiro político-estratégico do GIFE, representante do Ethos em Minas Gerais, membro dos Conselhos de Responsabilidade Social das Federações de Indústrias de Minas Gerais, Rio de Janeiro e da Confederação Nacional da Indústria.

Clique aqui e acesse a apresentação em power point que Francisco Azevedo utilizou na sessão “Investimento Social e Negócio: Dilemas do Alinhamento” no 8 Congresso GIFE.

Voltar para os palestrantes
Gilberto Perre

Gilberto Perre , empresa: Frente Nacional de Prefeitos

Engenheiro elétrico pela Universidade de São Paulo – Campus de São Carlos – com especialização em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas. Foi Diretor Financeiro e Secretário Municipal de Fazenda de São Carlos/SP (2001-2008). Desde março de 2008 exerce a função de Secretário Executivo da Frente Nacional de Prefeitos.

Voltar para os palestrantes
Glauco Arbix

Glauco Arbix , empresa: FINEP - Inovação e Pesquisa

Glauco Arbix é Presidente da FINEP, Professor Livre-Docente do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP) e Tinker Professor na Universidade de Wisconsin-Madison (EUA, 2010). Foi membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT 2007-2011) e Coordenador Geral do Observatório da Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados da USP (2007-2010), Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA, 2003 2006), Coordenador Geral do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (NAE, 2003-2006) e membro do Group of Advisers do United Nations Development Programme (PNUD-ONU, 2006-2009). Professor do Departamento de Ciência Política da UNICAMP (1996-1997) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP, 1995). Realizou estudos de pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology, MIT (EUA, 1999 e 2010), na Universidade de Columbia (EUA, 2007 e 2009), na Universidade da California – Berkeley (EUA, 2008) e na London School of Economics (Reino Unido, 2002).

Voltar para os palestrantes
Isabel Santana

Isabel Cristina Santana , empresa: Fundação Itaú Social

Isabel Cristina Santana é superintendente da Fundação Itaú Social – Formada em Filosofia pela Pontificia Università Gregoriana, com pós-graduação em Administração de Terceiro Setor pela FGV-SP. Fez também MBA em Gestão e Empreendedorismo Social pela FIA/USP. Foi professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental; atuou em abrigos, creches e diversos projetos de inclusão social, responsável pela elaboração e gestão de programas. Formadora de professores e coordenadores pedagógicos, foi diretora do Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças. Coordenou elaboração e implantação de programas educacionais nas áreas de gestão, formação de professores e educação integral.

Voltar para os palestrantes
Joao Dionisio

João Dionisio Amoêdo , empresa: Partido Novo

João Dionisio Amoêdo é formado em engenharia civil pela Universidade Federal do RJ e em administração de empresas pela PUC-RJ. Foi diretor executivo do Banco BBA Creditanstalt, presidente da Finaústria CFI, vice-presidente e membro do conselho de administração do Unibanco. É atualmente presidente do Partido NOVO, fundado em fevereiro de 2011, membro do conselho de administração da empresa João Fortes Engenharia e do Banco Itaú BBA.

Voltar para os palestrantes
Lais Lopes

Laís de Figueirêdo Lopes , empresa: Secretaria-Geral da Presidência da República

Assessora Especial do Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, atuando na agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Advogada e mestre em Direito das Relações Econômicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Integrante voluntária do Conselho International Center for Not-for–Profit Law (ICNL). Participou na ONU do Comitê ad hoc que elaborou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo de 2005 a 2006. Foi Conselheira do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil de 2006 a 2011.

Voltar para os palestrantes
Larissa Barros

Larissa Barros , empresa: Anima Consultoria

Socióloga, especialista em Desenvolvimento Local, 15 anos de experiência em articulação institucional, mobilização social e gestão de projetos de desenvolvimento local em territórios de baixo dinamismo econômico. Sócia-gerente da Anima Consultoria. Foi Secretária Executiva da RTS – Rede de Tecnologia Social entre 2005 e 2011 e Coordenadora do Projeto SEBRAE Xingó, de janeiro de 2001 a janeiro de 2005. Atualmente, atua como consultora nas áreas de Desenvolvimento Local, Tecnologia Social, Redes, Agroecologia, Elaboração, Gestão e Avaliação de Projetos.

Voltar para os palestrantes
Lucia Nader

Lucia Nader , empresa: Conectas Direitos Humanos

Lucia Nader é diretora executiva da Conectas Direitos Humanos. É pós-graduada em Desenvolvimento e Organizações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences-Po/França) e bacharel em relações internacionais pela PUC-SP. Foi nomeada empreendedora social pela Ashoka Empreendedores Sociais, em 2009, e é autora de diversos artigos sobre o papel da sociedade civil e gestão de organizações não-governamentais, entre eles, recentemente, “Descompasso: por que ONGs de direitos humanos em países emergentes não emergem?”.

Voltar para os palestrantes
Luciano Meira

Luciano Meira , empresa: Universidade Federal de Pernambuco

Luciano Meira é graduado em Pedagogia, Mestre em Psicologia Cognitiva e Ph.D. em Educação Matemática pela University of California at Berkeley (EUA). Atualmente é Professor do Departamento de Psicologia da UFPE, bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq, consultor do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR) e pesquisador associado da JoyStreet, empresa do Porto Digital onde é um dos líderes das Olimpíadas de Jogos Digitais e Educação (OJE), um projeto de inovação baseado em tecnologias educacionais lúdicas.

Voltar para os palestrantes
Lucy Bernholz

Lucy Bernholz , empresa: Stanford University

Lucy Bernholz é pesquisadora visitante do Centro de Filantropia e Sociedade Civil da Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA), aonde foi uma das responsáveis pelo lançamento do Laboratório Digital da Sociedade Civil. É também acadêmica visitante na The David and Lucile Packard Foundation, fellow no Hybrid Reality Institute e ex-fellow na New America Foundation. Lucy tem escrito uma série de artigos e livros sobre o “business of giving”, incluindo a obra “Creating Philanthropic Capital Markets: The Deliberate Evolution”, e é fonte no assunto para veículos como The New York Times, Wall Street Journal e The Economic Times of India. Bacharel em artes pela Universidade de Yale (EUA) e Mestre em artes e PhD pela Universidade de Stanford, Lucy Bernholz atua em Conselhos de diversas Organizações Não-Governamentais e centros de estudo pelo mundo.
Acaba de lançar o Blueprint 2014  “Philanthropy and social economy: the annual industry forecast”. Confira a publicação. Veja também o blog de Lucy Bernholz com vídeos, textos, livros e trabalhos que ela desenvolve.

Clique aqui e acesse a apresentação feita por Lucy Bernholz que deu subsidio às discussões “Transformações do Investimento Social” e “O poder transformador do uso de dados” no 8º Congresso GIFE.

Voltar para os palestrantes
Luiz Bouabci

Luiz Bouabci , empresa: Mob Inteligência em Rede

Mestre em sustentabilidade pela Catedra UNESCO na Universidade Politécnica da Catalunha,  sócio fundador da Mob Inteligência em Rede, há onze anos trabalha com mapeamento de sistemas complexos, dinâmicas de redes e inteligência coletiva.

Voltar para os palestrantes
Luiz Guilherme Gomes

Luiz Guilherme Gomes , empresa: FIAT-Chrysler

Luiz Guilherme Gomes é Jornalista, graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Atua na área de Relacionamento com as Comunidades e Sustentabilidade da FIAT-Chrysler América Latina. Atuou como consultor do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Foi Gerente de Comunicação da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi Diretor Executivo da Oficina de Imagens – Comunicação, Educação e Direitos Humanos e Secretário Executivo do Movimento Nossa Betim, ligado à Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis. É sócio-fundador da LUMIAR – Gestão de Projetos.

Voltar para os palestrantes
Marcela Porto

Marcela Porto , empresa: Instituto Ecofuturo

Responsável pela área de Assuntos Corporativos do Grupo Suzano e Superintendente do Instituto Ecofuturo, Marcela Porto tem 14 anos de experiência nas áreas de relações governamentais, institucionais, comunicação e sustentabilidade. Formada em Relações Internacionais, tem especializações em Ciência Política e Gestão de Sustentabilidade pela FGV-SP. Iniciou sua trajetória profissional na Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, passou pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Instituto Sou da Paz e pela empresa indiana Aptech Limited, no período em que morou em Mumbai. Em seu retorno, trabalhou na consultoria Patri Políticas Públicas até se juntar ao Grupo Suzano, em 2008.

Voltar para os palestrantes
Marco Aurelio Nogueira

Marco Aurélio Nogueira , empresa: UNESP

Bacharel em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1972) e Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1983). Pós-doutorado na Universidade de Roma, Itália (1984-1985). Livre-docente e Professor Titular pela Universidade Estadual Paulista-UNESP. É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos-Ufscar e colunista do jornal O Estado de S Paulo. Tem experiência na área de Ciência Política e de Gestão Pública, trabalhando principalmente com os temas: teoria política, reforma do Estado, democracia, sociedade civil, globalização, modernidade e integração latino-americana.Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual Paulista-UNESP, professor do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (Unesp Pucsp Unicamp) e Diretor do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais-IPPRI da UNESP.

Marco Aurélio Nogueira é autor do livro “As Ruas e a Democracia” sobre as Manifestações de Junho de 2013.

Voltar para os palestrantes
Maria Emilia Correa

Maria Emilia Correa , empresa: Sistema B

Especialista em sustentabilidade em empreendimentos e grandes empresas. É sócia da TriCiclo e Guayaki e fundadora do Sistema B. Presidenta do Conselho de Administração da Fundação Casa da Faz, membro do Conselho Internacional de Alisos e do diretório do Tropical America Katoomba Group. Advogada pela Universidade dos Andes, com mestrado em Sociologia pela New School for Social Research, foi vice-presidente de Responsabilidade Social e Ambiental do GrupNueva e da Natura Cosméticos, empresas consideradas líderes globais em sustentabilidade. Membro da comissão que criou o Global Reporting Initiative (GRI) e os Princípios Sullivan de Responsabilidade Corporativa, tem artigos publicados na Harvard Business Review e outras publicações reconhecidas e participou de numerosos eventos internacionais sobre questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável nas empresas. Membro de vários conselhos, é professora convidada do mestrado da Faculdade de Administração da Universidade dos Andes, na Colômbia, Esade, em Buenos Aires, e MBA IP, na Universidad Adolfo Ibáñez, de Santiago.

Voltar para os palestrantes
Martin Bernard

Martin Bernard , empresa: People 4 a Better World

Fundador e Sócio-Diretor da People 4 a Better World, Martin possui vasta experiência internacional desenvolvida tanto na Europa, quanto na América Latina, com foco em sustentabilidade, governança corporativa, empreendedorismo e consultoria de alta gestão. Antes de criar a People 4 a Better World, Martin foi Sócio de uma das principais consultorias de executive search em São Paulo. Possui Master of Science in Management pela Solvay Brussels School of Economics and Management da Université Libre de Bruxelles (Bélgica) e educação continuada em Investimentos Imobiliários (FGV), Gestão Responsável para Sustentabilidade (FDC) e Governança Corporativa (IBGC). É membro da Comissão de Estudos de Sustentabilidade para as Empresas (Cese), da Comissão de Conduta do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (mandato 2012-2014) e membro do Conselho Criativo da Minha Sampa. Martin é fluente em Inglês, Português, Espanhol e Frances, sua língua materna.

Voltar para os palestrantes
Mauricio Broinizi

Maurício Broinizi Pereira , empresa: Rede Nossa São Paulo

Maurício Broinizi Pereira, é doutor em História Econômica pela USP, Coordenador da Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis.

Voltar para os palestrantes
Miriam Maria Jose dos Santos

Miriam Maria José dos Santos , empresa: Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA

Socióloga, graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós graduada em Políticas Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e em Educação Social pela Universidade Salesiana de Campinas. Na década de 90, atuou como Assessora Técnica da FUNJOBI, efetivando a implantação e implementação de mais de 300 Conselhos de Direitos e Tutelares no Estado de Minas Gerais. Atualmente, trabalha como Articuladora Institucional na Inspetoria São João Bosco-Salesianos em Belo Horizonte, exercendo o segundo mandato na Presidência do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA. É Membro Colaboradora da Coordenação da Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de MG; do Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente; Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador e do Comitê Nacional de Enfrentamento e Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.  Por dois mandatos, foi Conselheira no Conselho Municipal dos Direitos a Criança e do Adolescente de Belo Horizonte-MG, integrando a mesa diretora e Conselheira da CONAETI – Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil;

Voltar para os palestrantes
Naercio Aquino Menezes Filho

Naercio Aquino Menezes Filho , empresa: Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Economia pela University College London (1997). Atualmente é Professor Titular (cátedra IFB) e Coordenador do Centro de Políticas Públicas do Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa, Professor Associado da Universidade de São Paulo, Consultor da Fundação Itaú Social e Colunista do jornal Valor Econômico. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, mercado de trabalho, distribuição de renda, produtividade, tecnologia e desemprego.

Voltar para os palestrantes
Nelson Arns

Nelson Arns , empresa: Pastoral da Criança Internacional

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná(1988), mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas(1997) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo(2000). Atualmente é funcionário da Pastoral da Criança – Organismo de Ação Social da CNBB e Coordenador da Pastoral da Criança Internacional. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Atenção primária a saúde, Criança, Intervenção.

Voltar para os palestrantes
Paula Fabiani

Paula Fabiani , empresa: IDIS

Paula Fabiani é diretora-executiva do IDIS desde julho de 2012. Anterior a esta posição, foi Diretora Financeira da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Controller do Instituto Akatu. Trabalhou no braço de Private Equity do Grupo Votorantim e em uma das empresas investidas. Atuou no BankBoston nas áreas de asset management e M&A, e no Lloyds Bank em trade finance. Autora do livro “Fundos Patrimoniais, Criação e Gestão no Brasil”, Paula é economista formada pela FEA-USP, com MBA pela Stern School of Business – New York University, especialização em Endowment Asset Management na London Business School e Yale, e Gestão de Organizações do Terceiro Setor na FGV. É membro do Comitê de Governança Corporativa do Terceiro Setor do IBGC.

Voltar para os palestrantes
Paulo Castro

Paulo Castro , empresa: Instituto C&A

Economista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), Paulo Castro é diretor do Instituto C&A desde 2001. Antes de ingressar na organização, Castro foi dirigente da varejista de moda C&A por vários anos e voluntário do Instituto C&A, chegando a fazer parte do Conselho da organização. É também membro do Comitê de Sustentabilidade da C&A e do Conselho de Governança do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife).

Voltar para os palestrantes
Pedro Henrique de Cristo

Pedro H. de Cristo , empresa: +D // Design com Propósito

Arquiteto e ativista focado na integração de políticas públicas, espaço e tecnologia. Seu trabalho se concentra nas áreas de design, sustentabilidade urbana e educação, especialmente em áreas informais do Mundo Majoritário. Pedro é Cofundador e sócio/partner no estúdio de pesquisa, design e desenvolvimento +D, diretor do Parque Sitie na Favela do Vidigal, RJ e ativista do movimento Cidade Unida. Foi o concept designer do projeto “Harvard School for Year [email protected] de Janeiro”, do Legado Educacional dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 e do programa Operação Respeito, premiado pela ONU, assim como o Cidade Unida. Pedro é mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Harvard (2011) e acredita que só com educação pública de alta performance pode haver uma democracia realizada.

Clique aqui e acesse trechos da apresentação em power point que deu subsidio a fala de Pedro Henrique de Cristo na sessão “Mobilização e Políticas Públicas” do 8 Congresso GIFE

Voltar para os palestrantes
Pedro Abramovay

Pedro V. Abramovay , empresa: Open Society Foundations

Pedro V. Abramovay é advogado, formado em direito pela Universidade de São Paulo e mestre em direito pela Universidade de Brasília. Foi Assessor Jurídico da Liderança do governo no Senado Federal (2003-2004), Assessor Especial do Ministro da Justiça (2004-2006), Secretário de Assuntos Legislativos (2007-2010) e Secretário Nacional de Justiça (2010), Professor da FGV Direito Rio (2011-2013) e Diretor de Campanhas da Avaaz (2012-2013). Atualmente é Diretor para a América Latina da Open Society Foundations.

Voltar para os palestrantes
Priscila Gonsales

Priscila Gonsales , empresa: Instituto Educadigital

Fellow Ashoka, máster em Educação, Família e Tecnologia pela Universidade Pontifícia de Salamanca -Espanha, cursou Design Thinking no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM-SP, tem pós-graduação em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA-USP e graduação em Jornalismo. Co-fundadora do Instituto Educadigital, atua na área de educação e tecnologia desde 2001. Como pesquisadora do CENPEC , coordenou o Programa EducaRede Brasil, uma iniciativa internacional de uso da Internet na educação presente em 8 países, que abrangia projetos de formação de educadores, comunidades virtuais de aprendizagem entre escolas, e elaboração de materiais didáticos de apoio, eletrônicos e impressos. Foi jurada da categoria Midia Digital do Prêmio Prix Jeunesse Iberoamericano (Produções Audiovisuais para Crianças e Adolescentes). É coordenadora do projeto REA-Brasil e uma das autoras do livro Recursos Educacionais Abertos www.livrorea.net.br.

Voltar para os palestrantes
Rafael Gioielli

Rafael Gioielli , empresa: Instituto Votorantim

Rafael Gioielli é Gerente Geral do Instituto Votorantim. Possui 10 anos de experiência  em responsabilidade social corporativa e investimento social privado. Graduado em comunicação, é Mestre e Doutor pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Voltar para os palestrantes
Sem imagem

Rafael Oliva , empresa: Oi Futuro

Economista, mestre em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da Unicamp e doutor em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração da FGV-SP (EAESP-FGV), é Diretor de Programas e Projetos do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi.

Voltar para os palestrantes
Renato Guimaraes

Renato Guimarães , empresa: Together

Co-Fundador e Diretor de Estratégia e Negócios da Together, agência focada em promover o engajamento e mobilização de indivíduos e organizações em causas de impacto social. Antes, Renato trabalhou como Estrategista Sênior da Purpose, agência baseada em Nova York. Outras organizações onde trabalhou incluem a IFC – International Finance Corporation, o braço de investimento privado do Banco Mundial, Greenpeace, Oxfam GB e Instituto Akatu. É jornalista formado pela UERJ e mestre em relações internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacy. Tem pós-graduação em Comunicação Corporativa pela Universidad de Lima, além de ser fellow do Center on Philanthropy and Civil Society da City University of New York. Foi sócio fundador da consultoria Gestão Origami e participou da fundação da ABRAPS – Associação Brasileira de Profissionais de Sustentabilidade. É palestrante na área de sustentabilidade e mídias sociais e co-autor do livro “Sustentabilidade – O Futuro no Presente” e “Cooling Up – The Interconnected Public Sphere and the “Science” of Climate Change”. Editor do blog Verborium (www.verborium.com).

Clique aqui e acesse a apresentação utilizada por Renato Guimarães na Oficina de Estratégia e Design em campanhas de mobilização efetivas no 8º Congresso GIFE.

Voltar para os palestrantes
Ricardo Abramovay

Ricardo Abramovay , empresa: FEA - USP

Ricardo Abramovay é professor titular do Departamento de Economia da FEA e do Instituto de Relações Internacionais da USP, pesquisador do CNPq e coordenador do Projeto Temático FAPESP sobre Impactos Socioeconômicos das Mudanças Climáticas no Brasil. Autor de “Muito Além da Economia Verde” e coautor de “Lixo Zero: gestão de resíduos sólidos para uma sociedade mais próspera” (Planeta Sustentável/Abril).

Voltar para os palestrantes
Ricardo Henriques

Ricardo Henriques , empresa: Instituto Unibanco

Ricardo Henriques é Superintendente Executivo do Instituto Unibanco e Professor licenciado do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi Secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação e Secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, quando coordenou o desenho e a implantação inicial do Programa “Bolsa Família”.  Ainda na esfera federal, foi assessor especial do Presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). No Rio de Janeiro foi Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e Presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, quando desenvolveu o Programa UPP Social. É Membro do Conselho de Administração do Instituto Internacional de Planejamento da Educação (IIPE) da UNESCO e presidiu a Comissão de Educação da 34ª Conferência Geral da UNESCO.

 

Voltar para os palestrantes
Richard Foster

Richard Foster , empresa: Yale University

Richard Foster é diretor emérito da McKinsey & Company, aonde desenvolveu diversas ferramentas nas áreas de saúde, private equity, tecnologia e inovação. PhD em Ciências Aplicadas e Engenharia pela Universidade de Yale (EUA), Dr. Foster é executivo convidado (“Executive in Residence”) no Instituto de Empreendedorismo e especialista na matéria “Gestão em Tempos de Rápidas Mudanças” na universidade. Escreveu dois livros best-sellers, sendo que um deles foi considerado pela Harvard Bussiness Review como um dos dez melhores livros do ano: “Destruição Criativa: por que empresas feitas para durar não são bem-sucedidas” (Creative Destruction – 2001). Também pela Harvard Bussines Review, Foster foi considerado um dos dez “Mestres da Inovação” do século XX.

Clique aqui e acesse a apresentação que deu subsidio a palestra de Richard Foster na Plenária de Encerramento “Inovação em tempos de mudança” do 8º Congresso GIFE.

Voltar para os palestrantes
Rodrigo Villar

Rodrigo Villar , empresa: CIESC - Centro de Investigação e Estudos sobre a Sociedade Civil (México)

Rodrigo Villar atualmente é pesquisador associado do CIESC – Centro de Investigação e Estudos sobre a Sociedade Civil (México). Antropólogo com especialização na área de planejamento e administração de políticas sociais na Universidade de Harvard, Villar tem mais de 30 anos de experiência em projetos de desenvolvimento social em diferentes países da América Latina, atuando como pesquisador, coordenador de programas, diretor de instituições e consultor independente. Foi, até início de 2012, o diretor de Aprendizagem e Gestão do Conhecimento da Fundação para o Desenvolvimento de Organizações Sociais (DIS) e durante cinco anos foi assessor da Fundação Interamericana (IAF) para a criação e fortalecimento da RedEAmérica. Como consultor, trabalhou para: Banco Interamericano de Desenvolvimento, Banco Mundial, Instituto Synergos, World Education e o Harvard Institute for International Development.

Voltar para os palestrantes
Ronaldo Lemos

Ronaldo Lemos , empresa: Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro

Ronaldo Lemos é diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS) e sócio do escritório Pereira Neto Macedo advogados, na área de mídia e propriedade intelectual. É professor da Faculdade de Direito da UERJ. Pesquisador visitante e representante do MIT Media Lab para o Brasil. Graduado em direito pela Universidade de São Paulo, mestre em direito pela Universidade de Harvard, doutor em direito pela Universidade de São Paulo. Foi Professor visitante da Universidade de Princeton, afiliado ao Center for Information Technology Policy. Diretor do projeto Creative Commons no Brasil. Co-fundador do Overmundo (www.overmundo.com.br), vencedor do Golden Nica na categoria Digital Communities do Prix Ars Electronica 2007. Membro do Conselho de Comunicação Social criado pelo artigo 224 da Constituição, com sede no Senado Federal e do Conselho Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Publicou vários livros e estudos no Brasil e no exterior. Apresenta o programa Navegador na Globonews e escreve semanalmente para a Folha de São Paulo, dentre outras publicações.

Voltar para os palestrantes
Sara

Sara Parkin , empresa: Forum for the Future

Sara Parkin é diretora e fundadora do Forum for the Future, Organização Britânica sem fins lucrativos que atua com soluções inovadoras para os desafios da sustentabilidade. Ativista pela sustentabilidade há mais de 40 anos, Sara foi, e é, envolvida com diversas organizações não governamentais, como a Amigos da Terra, a Population Matters e o Community Generation Fund. Ela também atuou no conselho da Agência Ambiental da Inglaterra e País de Gales e o Natural Environment Research Council. Nascida na Escócia, Sara iniciou sua carreira como enfermeira e, nos anos 70, participou ativamente do Partido Verde do Reino Unido, aonde se tornou co-secretária da Coordenação Verde Europeia, apoiando o desenvolvimento dos Partidos Verdes em todo o mundo e o movimento dissidente no Leste da Europa, antes de 1989. Em 2001, foi premiada com a OBE (Ordem do Império Britânico) pelos serviços prestados à sustentabilidade e educação. Seus livros mais conhecidos são: The Positive Deviant (2010), A Vida e Morte de Petra Kelly (1994); Partidos Verdes: Um guia internacional (1989).

Sara Parkin, em parceria com o Instituto Jatobás, irá lançar no Congresso GIFE a tradução para o português de seu livro The Positive Deviant (na tradução “O Divergente  Positivo: liderança em sustentabilidade em um mundo perverso”).

Clique aqui e acesse a apresentação da Sara Parkin no 8º Congresso GIFE.

Voltar para os palestrantes
Saulo Barretto

Saulo Barretto , empresa: IPTI - Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação

Sergipano, engenheiro de idéias, co-fundador do IPTI, instituição que tem se especializado no desenvolvimento e disseminação de tecnologias sociais, onde tem atuado em projetos nas áreas de educação e saúde, além de ser o responsável pela função de relacionamento institucional e novos negócios.

Voltar para os palestrantes
Sean McKaughan

Sean McKaughan , empresa: Fundación Avina

Sean McKaughan tem 20 anos de experiência na área de desenvolvimento sustentável e já publicou dois livros sobre o assunto. Antes de ser nomeado Presidente do Conselho Diretor da Fundación Avina, liderou a equipe executiva da organização durante sete anos, primeiramente como Diretor de Operações e, desde 2007, como Diretor Executivo e membro ex-officio do Conselho. Sean possui mestrados em Planejamento Urbano e Estudos Latino-Americanos, ambos obtidos na Universidade do Texas, EUA.  Antes de entrar para a Avina, colaborou com instituições  como o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), LBJ School of Public Affairs, Houston Advanced Research Center (HARC), Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey, Comitê Trabalhista do Texas e o Center for the Study of Western Hemispheric Trade. Mora no Rio de Janeiro com sua família desde 2001.

Voltar para os palestrantes
Sergio Andrade

Sergio Andrade , empresa: Agenda Pública – Agência de Análise e Cooperação em Políticas Públicas

Sergio Andrade é Cientista Social pela Universidade de São Paulo (USP), Especialista em Negociações Internacionais pela UNICAMP/PUC/UNESP e atualmente é o Diretor Executivo na Agenda Pública – Agência de Análise e Cooperação em Políticas Públicas. Possui 11 anos de experiência na área governamental e no setor privado. Suas principais áreas de atuação são governança e políticas públicas, desenvolvimento de capacidades (capacity building), avaliação, indicadores e pesquisa social e investimento social privado.

Voltar para os palestrantes
Sonia Favaretto

Sonia Favaretto , empresa: Instituto BM&FBOVESPA

Jornalista, radialista e pós-graduada em Comunicação Empresarial, Sonia Favaretto é Diretora de Imprensa e Sustentabilidade da BM&FBOVESPA, Superintendente do Instituto BM&FBOVESPA e Presidente do Conselho Deliberativo do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial. É membro do Stakeholder Council da GRI e dos Conselhos Consultivos do Programa Empresas pelo Clima, da Fundação Getúlio Vargas, e da Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade, do Ministério do Meio Ambiente. É também presidente do Conselho Consultivo do Ponto Focal da GRI Brasil. Com mais de vinte anos de experiência em Comunicação e mais de dez na área de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, foi Superintendente da Fundação BankBoston, Superintendente de Sustentabilidade e Comunicação Institucional do Banco Itaú e Diretora Setorial de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Febraban – Federação Brasileira de Bancos.

Voltar para os palestrantes
Thomaz Chianca

Thomaz Chianca , empresa: COMEA Comunicação e Avaliação

Thomaz Chianca é consultor em avaliação de programas sociais com 20 anos de experiência no Brasil e em outros 23 países. Seu trabalho no campo da avaliação inclui projetos em diversas áreas incluindo educação, desenvolvimento infantil, redução de pobreza rural, meio-ambiente, direitos da criança e do adolescente, saúde, e empreendedorismo. É também odontólogo da Universidade Federal do Rio de Janeiro onde leciona métodos de pesquisa na pós-graduação, apoia projetos de pesquisa e extensão, e realiza avaliações internas institucionais. Tem doutorado em avaliação pela Universidade de Western Michigan (2008), mestrado em saúde pública pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (1996), e graduação em odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985).

Voltar para os palestrantes
Maneto

Valdemar de Oliveira Neto (Maneto) , empresa: Fundación Avina

Diretor de Negócios de Impacto da Fundación Avina, organização dedicada à promoção do desenvolvimento sustentável da América Latina, é advogado, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É também CEO da Walk the Talk Foundation e membro do Board do Foundation Center, nos Estados Unidos, e do Citizenship Advisory Panel da GE. Foi vice-presidente da Ashoka, sendo responsável pela criação da rede global de empreendedores sociais da organização. Participou da criação do Instituto Ethos, tendo sido seu primeiro diretor-superintendente.

Clique aqui e acesse a apresentação utilizada pelo Valdemar de Oliveira Neto (Maneto) na sessão “Quando negócios de impacto e o investimento social de complementam?” do 8° Congresso GIFE.

Voltar para os palestrantes
Vera Masagao

Vera Masagão , empresa: ABONG - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com Bacharelado e Licenciatura em Letras – Português e Espanhol pela Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora e coordenadora geral da Ação Educativa – Assessoria Pesquisa e Informação, entidade que atua na defesa de direitos educativos, culturais e de juventude e que desenvolve projetos que incentivam a participação popular na gestão de políticas públicas. Integra a diretoria executiva da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG), onde tem se dedicado ao tema do marco regulatório das OSCs.

Voltar para os palestrantes
Vivianne Naigeborin

Vivianne Naigeborin , empresa: Potencia Ventures

Vivianne Naigeborin tem 14 anos de atuação global no campo do empreendedorismo social e negócios de impacto. Desde 2007, é Assessora Estratégica da Potencia Ventures (ex-Artemisia International), organização que apoia o desenvolvimento de ecossistemas de negócios de impacto social em mercados emergentes.  A Potencia Ventures foi o primeiro investidor e principal parceiro estratégico na criação de diversas iniciativas-chave no campo de negócios de impacto no Brasil, incluindo Artemisia, Vox Capital e edge. De 2000 a 2007, trabalhou na Ashoka Empreendedores Sociais como Diretora Internacional de Parcerias Estratégicas e de Integração para a América Latina. Coordenou a elaboração de duas publicações sobre o tema de negócios sociais em português e espanhol – Empreendimentos Sociais Sustentáveis e Negócios Sociais Sustentáveis. Integra o grupo responsável pela criação do primeiro MBA de Gestão em Negócios Socioambientais no Brasil, parceria da Artemisia, CEATS/USP e IPÊ. É membro do conselho da Artemisia, Instituto Inspirare, Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e The Hub SP,  advisor para Impacto Social do Comitê de Investimento da Vox Capital e membro do Comitê Executivo do Polo Brasileiro da ANDE (Aspen Network of Development Entrepreneurs).

Voltar para os palestrantes